O movimento Paulistanos pela Paz, criado em setembro de 2012 por parlamentares, sociedade civil organizada, representantes de diversas religiões, sindicatos, partidos políticos e gestores públicos, se reuniu nesta quinta-feira na Câmara Municipal para definir suas próximas ações. O maior objetivo do grupo é desenvolver ações direcionadas para a Segurança Urbana, eliminando toda e qualquer forma de violência, promovendo a Cultura de Paz. A iniciativa de criação do Movimento é do Vereador Gilberto Natalini e do Movimento São Paulo Reaja.
No encontro desta quinta-feira, os membros do Paulistanos Pela Paz concordaram em usar a internet para divulgar as ações do Movimento. Por meio de um site oficial e uma página no Facebook, serão divulgadas propostas elaboradas coletivamente e atividades. “Foi um desafio criar o site. Procurei sintetizar tudo o que discutimos desde os primeiros encontros, além de uma carta de princípios”, explicou a advogada Alice Peliçario, que deu o pontapé inicial na página. Além disso já foi criado pelo Movimento um manifesto pela paz.
Outras ações do Paulistanos pela Paz serão a elaboração de uma cartilha educativa e a realização de uma Conferência pela paz. “É importante participarmos de encontros de outras entidades, mas também organizarmos nosso próprio”, justificou Natalini. Para Rose Inojosa, a conferência será um marco para mostrar a “convergência de opiniões na criação de mecanismos para termos uma cultura de cidadania”.
“Não podemos ficar de braços cruzados perante a onda de violência que assola a nossa cidade, estávamos engasgados e foi a partir desse sentimento é que surgiu a ideia de criarmos o Movimento. Estamos avançando e pretendemos de fato fazer a diferença”, disse Natalini.
O site do Movimento Paulistanos pela Paz é paulistanospelapaz.com e a página do facebook é http://www.facebook.com/pages/Paulistanos-pela-Paz/561510243874635?fref=ts
LEIA TAMBÉM:
– Movimento pela Paz busca mobilizar mais paulistanos
– Encontro celebra semana da harmonia Inter-Religiosa