Falar em sustentabilidade nos municípios significa fazer com que o tema ganhe mais espaço na agenda de políticas públicas e também incentive o setor privado a criar produtos e serviços que tornem a qualidade de vida nos municípios cada dia mais sustentável. Nesta 3ª feira (31/05) o secretário Livio Giosa e a Revista Prefeitos e Gestões realizaram o Fórum Gestão Pública Sustentável 2016. O vereador Gilberto Natalini (PV/SP) foi um dos palestrantes.
O objetivo do Fórum Gestão Pública Sustentável é apontar os rumos da sustentabilidade nos 5.570 municípios do Brasil. Através da imersão técnica no tema, o evento busca coordenar o debate construtivo sobre os 15 eixos temáticos da sustentabilidade, afim de estimular criação de políticas públicas efetivas. Incentivar gestores públicos a inserir definitivamente a sustentabilidade como prioridade em suas agendas; Estimular esses gestores a elaborar políticas públicas dirigidas para a sustentabilidade; Fomentar no setor privado a necessidade de criar produtos e serviços melhores e mais sustentáveis ; Estimular a utilização de produtos e serviços sustentáveis nos municípios; Desenvolver novos nichos de mercados a partir do debate sustentável (market-share sustentável): Criar uma dinâmica saudável, um círculo virtuoso, uma espécie de ganha-ganha, onde todos se beneficiam dos resultados, advindos de um novo modelo civilizatório sustentável.
“Precisamos trabalhar por uma cidade mais humana e mais sustentável, isso é muito importante para garantir a sobrevivência das futuras gerações. Defender o nosso planeta, que é a nossa única morada. E para isso precisamos unir os esforços do poder público, das empresas e do terceiro setor”, disse o vereador Gilberto Natalini.
EIXOS DA PLATAFORMA MUNICÍPIOS SUSTENTÁVEIS
Os eixos da plataforma consideram a participação da comunidade local na tomada de decisões, a economia urbana preservando os recursos naturais, a equidade social, o correto ordenamento do território, a mobilidade urbana, o clima mundial e a conservação da biodiversidade, entre outros aspectos relevantes.
Governança; Bens naturais comuns; Gestão local para a sustentabilidade; Planejamento e desenho urbano; Cultura para a sustentabilidade; Educação para a sustentabilidade e qualidade de vida; Economia local, dinâmica criativa e sustentável; Melhor mobilidade, menos tráfego; Ação local para a saúde; Planejamento cidades do futuro. Indicadores de Sustentabilidade Adaptação do Município aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Políticas públicas são programas e ações e atividades desenvolvidas pelo poder público (municípios, estado e governo federal) direta ou indiretamente para assegurar direitos da população. Se focarmos apenas uma face da sustentabilidade, o ambientalismo, não temos como contabilizar o valor econômico que a natureza presta à humanidade e que dão suporte para que haja vida em nosso planeta e sobrevivência da atual e futuras gerações.
A elaboração de políticas públicas dirigidas à sustentabilidade foca, também, na educação ambiental e na necessidade de preservação. Uma população bem informada facilita a aprovação de políticas mais específicas de proteção ao meio ambiente e aos 15 eixos da sustentabilidade.