Evento que aconteceu na Praça da Sé reuniu 150
voluntários de mais de uma dezena de instituições
O Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, que reúne assinatura para o projeto de lei de iniciativa popular pedindo 10% das verbas da União para o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou mutirão de coleta de assinatura nesta sexta-feira, dia 12, na Praça da Sé, centro da Capital.
O movimento reuniu 150 voluntários de mais de uma dezena de instituições. Foram colhidas 6 mil assinaturas, numa adesão que surpreendeu os organizadores.
“O SUS é o plano de saúde de 150 milhões de brasileiros que não contam com a iniciativa privada”, discursou o vereador Gilberto Natalini, que organizou o ato. “A imensa maioria dos deputados é a favor da iniciativa”, garantiu o deputado federal Walter Feldman (PSDB), que também participou.
Atualmente, por lei, estados investem 15% de seus orçamentos em saúde pública e estados, 12%. Falta definir um percentual do orçamento da União. O movimento, que precisa de 1,6 milhão de assinaturas, já alcançou a marca de 1,3 milhão. Segundo Natalini, isso reforça “a tese de que o Brasil precisa de 10% do PIB aplicado à saúde porque isso é um direito do cidadão”.