“ NÃO DÁ PRA SER FELIZ”!!!

Tenho conversado com muitas pessoas de fora do Brasil, e o que mais tenho ouvido é que somos um país inseguro para se viver e visitar. A criminalidade e a violência são os fatores que marcam a “fama” do Brasil em outros países. Infelizmente eles têm razão.

Temos vivido por aqui uma verdadeira pandemia de crimes e atos de violência que nos colocam em posição de destaque no ranking mundial. É um assunto assustador, complexo, de múltiplas causas e de difícil solução.

A prática criminosa tornou-se uma “mania nacional”, com atos individuais, e de incontáveis quadrilhas que se multiplicam de ponta a ponta do território nacional. Está muito difícil viver por aqui, pela ameaça cotidiana dos milhares de golpes, assaltos, roubos, assassinatos, espancamentos, ofensas, e todo o tipo de agressões que conhecemos.

“Não dá pra ser feliz”, como diz o cancioneiro popular.

Isso diz respeito aos ricos, à classe média e aos pobres. Todos sofrem a sua maneira a consequência dessa “pandemia do crime”.

Ficam as perguntas: por quê, e, como resolver???

Tudo começa nas causas. Em meu modo de ver são múltiplos fatores que levam o Brasil a esse nível de insegurança pública. Vou aqui me referir a três.

Para mim, a mãe de todas as causas é a desigualdade social. Somos campeões mundiais nisso. A diferença de renda entre os mais pobres e os mais ricos aqui, é abissal. No Brasil, as oito pessoas mais ricas detêm a riqueza de 100 milhões de brasileiros. A miséria e a pobreza extrema são avassaladoras e a concentração de renda aumenta a cada ano. As condições de sobrevivência de 2/3 das pessoas é precária. Isso empurra, sim, parte da população para ganhar dinheiro mais fácil. O crime oferece isso.

A segunda causa, ainda na minha opinião, é a avalanche de corrupção que vivemos, e que se infiltrou em todas as partes e grupos sociais. A corrupção é assim como um passe livre, uma senha, um voucher para a criminalidade. Se os de cima roubam, porque os de baixo não podem roubar??? A corrupção é uma praga que mora na alma do Brasil.

Em terceiro lugar, coloco como causa o nosso sistema judiciário e penal, que contribui para a impunidade e resiliência com o crime. Lento, burocrático, injusto, corrupto, ineficiente, nosso sistema jurídico/penal contribui e muito para a impunidade e para a injustiça nas punições.

Fecha-se assim um círculo vicioso que alimenta e mantém a criminalidade e a violência no Brasil, fazendo o país concorrer ao pódio mundial.

É claro que existem outros fatores. Uma educação muito falha, uma prestação de serviços públicos sofrível, o racismo e o preconceito presentes na sociedade, o uso abusivo de álcool e drogas, e muitos outros.

Mas esses deixaremos para próximos artigos.

Gilberto Natalini- Médico e Ambientalista

 

About natalini