O médico e vereador Gilberto Natalini (PV-SP) foi procurado pela direção do PROESQ, ambulatório de saúde mental especializado em tratamento, pesquisa e ensino sobre esquizofrenia, que atende pelo SUS mais de 300 pacientes e familiares no Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM Vila Mariana), referente à falta do medicamento olanzapina em farmácias de alto custo. Imediatamente o parlamentar encaminhou ofícios aos Secretários de Saúde do Estado e do Município de São Paulo.
Segundo informações recebidas por pacientes e familiares atendidos pelo programa, o medicamento está em falta nas farmácias do AME Maria Zélia (Belenzinho) e na Farmácia da Vila Mariana (Rua Dr. Altino Arantes).
Importante ressaltar que é uma medicação de uso contínuo de muitos pacientes com transtornos psicóticos e que dependem do consumo regular para manutenção do quadro psíquico.
Diante do estado de calamidade pública devido à pandemia da Covid-19, muitos pacientes pertencem ao grupo de risco. A situação de falta da medicação, expõe os mesmos ao risco de contágio, devido à necessidade de deslocamento presencial por diversas vezes às unidades de Alto Custo, uma vez que, também é identificado dificuldade no contato telefônico.
O mandato do vereador Natalini continua vigilante e atuante como importante espaço fiscalizador da cidade.
Se tiver demandas na região onde mora como zeladoria, saúde, meio ambiente e urbanismo, entre em contato através do whats app 95814-0140 ou pelo e-mail natalini@natalini.com.br.