O vereador Gilberto Natalini (PV-SP) reuniu-se na manhã desta 4ª feira (10), com o Secretário Municipal de Habitação, João Farias e moradores do Jardim Apurá e a pauta foi política habitacional para a região.
O parlamentar recebeu inúmeras reclamações por conta das condições precárias e desumanas que os moradores da região estão sobrevivendo. As casas das famílias contempladas no Residencial Espanha foram demolidas pela prefeitura, e as famílias remanescentes estão vivendo em meio aos escombros, sem condições mínimas para uma existência digna.
Dentre as queixas recebidas, as famílias reprovadas no serviço de atendimento habitacional no Empreendimento Espanha reivindicam uma maior transparência da municipalidade, no que se refere aos critérios adotados pela Caixa Econômica Federal, para fins de análise de perfil do público. Grande parte dos moradores não aceita a realocação proposta pela prefeitura para o Conjunto Habitacional Chácara do Conde, no distrito do Grajaú, tendo em vista que ficariam longe dos seus familiares e amigos, o que traria um impacto direto e profundo no tecido social dessas famílias.
Natalini encaminhou ofício ao Secretário Municipal de Habitação, João Farias, com cópia para a Defensoria Pública Estadual e Federal cobrando providências e o Secretário João Farias atendendo a solicitação do parlamentar reuniu-se na manhã desta 4ª feira (10) com Natalini e representantes da comunidade e comprometeu-se a verificar a situação das 48 famílias que estão para ser removidas do local e nem sequer foram cadastradas pela Prefeitura e ficou de conversar com a Caixa Econômica Federal para levantar mais informações sobre os motivos pelos quais as famílias foram reprovadas.
O vereador também encaminhou ofício ao Superintendente Geral da Caixa Econômica Federal, Fernando Cera, solicitando esclarecimentos
acerca dos critérios utilizados pelo Banco para fins de análise de perfil do público alvo do Empreendimento Residencial Espanha.