Gilberto Natalini SP

O SR. NATALINI (PSDB) – Sr. Presidente, Srs. Vereadores e telespectadores da TV Câmara, estive hoje de manhã no Instituto de Engenharia. Lá o Prefeito apresentou para os profissionais da área e entidades de engenheiros e arquitetos de São Paulo o Projeto das Operações Urbanas, que será implantado, ao longo dos trilhos de trens na cidade de São Paulo, lugares bastantes degradados e pouco aproveitados.

São áreas vazias de galpões, que, num passado remoto, tiveram um papel importante na economia da cidade, como fator de desenvolvimento, servindo como depósito de fábricas e armazéns ao longo das linhas férreas. Com o decorrer do tempo, passaram a deixar de ter essa função, e hoje estão desocupadas, em sua maioria, abandonadas, e o município perde, ao longo dos trilhos de trem, que, no passado, tiveram oportunidade de haver adensamento, onde a infraestrutura urbana é suficiente para abrigar uma população moradora, residente. Talvez esse seja um dos principais projetos apresentados aqui pela Prefeitura. Em nome da Câmara, tivemos a oportunidade de ver a apresentação do projeto. O grande debate hoje está se travando dentro da relatoria do Plano Diretor. Aliás, o Vereador José Police Neto é o relator da matéria, e o Vereador Domingos Dissei é o Presidente da Comissão de Política Urbana.
Tenho acompanhado os trabalhos da comissão, pessoalmente, por meio de minha Assessoria. Já fiz 35 emendas sobre a alteração do Plano Diretor, nas áreas de urbanismo e meio ambiente. O grande debate é a expansão horizontal da cidade para todos os seus limites urbanos, e o conceito de cidade compacta, que cresce verticalmente, tendo outra noção, outra visão. Durante décadas, São Paulo desenvolveu-se, de forma muito desorganizada, por séculos, à mercê de um mercado, quase que espontaneamente, ocupando seus mananciais, margens de córregos e áreas verdes importantes de preservação. Tudo isso foi sendo tomado por uma série de construções, absolutamente sem planejamento. Agora, a vida não nos permite mais trabalharmos dessa maneira. A situação ambiental, social e econômica da cidade, inclusive de aquecimento global, não permite mais que tenhamos responsabilidade de planejarmos a cidade no que for necessário.
Portanto, o Sr. Prefeito, o Srs. Secretários Miguel Bucalem, Eduardo Jorge e vários outros lá estiveram, pois participaram das operações urbanas da Água Rasa, do Brás e as operações ao longo do eixo da linha até o Jacu-Pêssego, enfim, os eixos das linhas de trem onde deverão ser realizadas operações urbanas. Lá serão arrecadados, por meio dos Cepacs, recursos que serão aplicados na reurbanização desses trechos todos de que estamos falando, de uma forma moderna.
Qual é a forma moderna? É a habitação ser circundada por um eixo de desenvolvimento, com comércio, com trabalho, com serviços que não obriguem as pessoas a fazerem essas viagens tão longas como fazem hoje dentro da Cidade para comprar, para trabalhar, para ir a uma assistência médica etc. Quero parabenizar o Sr. Prefeito e o Sr. Secretário Bucalem pela apresentação desse projeto.
Espero sinceramente, como há prazos nesses projetos que virão para a Câmara votar e aprovar, que possamos aprovar tal planejamento e que possamos implantar isso para a melhoria da cidade de São Paulo.