Natalini concede entrevista coletiva a jornalistas alemaes

O vereador Gilberto Natalini concedeu na manhã desta terça-feira (18/01) entrevista coletiva a um grupo de 27 jornalistas alemães. Eles estão no país colhendo informações para marcar a passagem do ano da Alemanha no Brasil, em 2013. A iniciativa visa levar ao povo alemão informações sobre aspectos culturais e sócio-econômicos, sem cair no lugar comum do tripé samba-sensualidade-criminalidade.

 

O tucano Gilberto Natalini, representando a Câmara Municipal, falou de saúde pública, educação, cidadania e ações nas áreas de urbanismo e meio ambiente. Também esclareceu aspectos do plano nacional, opinando sobre os 16 anos dos governos FHC e Lula e os desafios da presidente Dilma Housseff.

 

 

 

Natalini citou como principal avanço brasileiro os programas de distribuição de renda, iniciados a partir de 1995 com FHC e continuados pelo governo Lula (2002-2010). O vereador ponderou a diferença de estilo dos dois governos:

 

“Na época de Fernando Henrique havia compromissos para as famílias inscritas, como manter os filhos na escola e se integrar em programas de qualificação profissional. Isso não ocorreu sob Lula: a transferência virou automática, e a nossa preocupação é que haja acomodação das pessoas”.
Gilberto Natalini ressaltou que o principal desafio do Brasil é “educar o seu povo, garantindo acesso e escola de boa qualidade”. Citou dados que mostram a defasagem de mão-de-obra qualificada para defender mais investimentos públicos em Educação.

 

Ex-presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Natalini discorreu sobre saúde pública, campanhas de vacinação e sobre o sub-financiamento do Sistema Único de Saúde.

 

O grupo de profissionais representa 12 emissoras de televisão e 16 grandes jornais da Alemanha. Ao final do encontro, de forma descontraída, questionaram Natalini sobre um bom lugar para almoçar. “Se vocês quiserem massa, sugiro a Familia Mancini; no caso de carne, a churrascaria Fogo de Chão”, brincou o vereador.

About natalini