O vereador Gilberto Natalini (PV) apresentou diversas emendas à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), entre elas uma para elevar para 1% do orçamento global da cidade o orçamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).
“É descabido uma cidade como São Paulo ter um orçamento de 0,4% para SVMA. Chega a ser vergonhoso, porque enquanto as cidades do mundo todo discutem a necessidade de proteger o meio ambiente, de defender os direitos da natureza, de preservar a água, de purificar o ar, de tirar os plásticos que invadem os mares, de ter um meio ambiente equilibrado para a sobrevivência da humanidade, a cidade de São Paulo destina 0,3% do orçamento do município para sua Secretaria do Verde”, disse Natalini. Esse 1% servirá para plantar árvores, para ampliar o número de parques, para investir na preservação dos mananciais, complementa o vereador verde.
Além dessa importante emenda, Natalini apresentou outras 15, entre elas: Manter o Programa Córrego Limpo nos 149 córregos já recuperados e ampliar em 10%, recuperando mais 14 córregos; Reservar recursos para tratar e recuperar árvores atingidas por cupins e outras pragas urbanas; Reservar recursos para implementação da lei nº 16.802/ 2018, para o uso de fontes motrizes de energia menos poluentes e menos geradoras de gases de efeito estufa na frota de transporte coletivo urbano; Aportar recursos para manter e ampliar a Operação Defesa das Águas, entre outras.
“Precisamos contratar tecnologia para estudar os problemas ambientais de São Paulo, e hoje existe tecnologia barata, que é possível de se fazer. Precisamos combater os efeitos das mudanças climáticas e o aquecimento global e seus efeitos devastadores sobre a cidade. Precisamos defender a nossa fauna e a nossa flora”, finalizou Gilberto Natalini.