O vereador Gilberto Natalini destinou emenda parlamentar para a construção de um jardim de chuva na Av. Radial Leste, altura do metrô Aricanduva.
O jardim de chuva é uma solução de infraestrutura verde que compõe-se a partir de um canteiro com plantas, formado com o rebaixamento do solo, que coleta as águas pluviais através de aberturas delimitadas em seu contorno.
Essas estruturas acolhem boa parte da água de chuva captada nas áreas de contribuição, eliminando a necessidade da rede de drenagem para o trecho atendido. Assim, o volume é retido, tratado e infiltrado, abastecendo o lençol freático e evitando as devastadoras enchentes. O local escolhido é um conhecido ponto de alagamento da região. A proposta é para minimizar esse problema.
“Os jardins de chuva têm sido utilizados por diversas cidades do mundo para evitar as grandes obras de macrodrenagem e de mudança de paradigma, no que diz respeito à drenagem urbana. Espero que a cidade possa ter muitos outros jardins de chuva”, disse Natalini.