Gilberto Natalini SP

A Prefeitura de São Paulo lançou no último dia 9 de agosto, no Parque do Carmo, em Itaquera, a pedra fundamental do Pavilhão Krajcberg.  A cerimônia contou com a presença do Vereador Natalini, do Prefeito Kassab, do Sr. Frans Krajcberg (homenageado), dos Secretários Calil (cultura), Andrea Matarazzo (subprefeituras), Eduardo Jorge (meio ambiente), da Sra Milu Vilela,  entre tantas outras autoridades.

 

O edifício de 1.650m², orçado em R$ 5,5 milhões, dedicado à educação ambiental, abrigará 40 obras doadas ao município pelo artista polonês radicado no Brasil Frans Krajcberg. Projetado pelos arquitetos José Rollemberg Filho e Lara Melo Souza, da Secretaria Municipal de Cultura, o pavilhão será dividido em dois blocos, um dedicado a exposições e outro ao apoio (biblioteca e sala de projeções, além de áreas de manutenção, setor administrativo e banheiros). A arte de Krajcberg utiliza como matéria-prima resquícios de natureza destruída (árvores queimadas, cipós, troncos calcinados), uma forma de denúncia aos crimes ambientais. Nos últimos anos, a obra de Krajcberg foi reconhecida principalmente em duas cidades: Paris (França), num centro cultural no bairro de Montparnasse e em Curitiba (Paraná), numa grande galeria no Jardim Botânico, que conta com mais de 100 esculturas.

 

Na Câmara Municipal de São Paulo, foram apresentados e aprovados 5 projetos de decretos legislativos, cada um homenageando um grande ambientalista. Os homenageados são: Sr. Frans Krajecberg, Professor José Goldemberg, Prof. Dr. Paulo Nogueira Neto, Sr. Israel Klabin e o Sr. Volf Steinbaum. Cada homenagem proposta por um Vereador diferente. O projeto de Natalini homenageia o Prof. José Goldemberg- PDL 27/2009, no entanto aproveitando a importante homenagem que foi feita pela Prefeitura de São Paulo ao Sr. Frans Krajcberg, Natalini entregou-lhe o título de cidadão paulistano; um decreto legislativo de autoria do Vereador Claudio Fonseca, que por outros compromissos assumidos não pôde estar presente nessa cerimônia.

 

Importante ressaltar que Natalini tem dedicado boa parte de seu mandato às questões ambientais. Foi anunciado pelo Prefeito Kassab, que em 2005, existia na cidade de São Paulo 34 parques, hoje temos 54 e até o final de 2012 teremos 100 parques. Natalini ressaltou a importância desses grandes ambientalistas na nossa vida. "Os efeitos do aquecimento global estão aí, as geleiras descongelando, os rios secando, as enchentes,… tudo isso já faz parte do nosso dia a dia. As pessoas e os governos precisam tomar providências urgente."