Nesta quinta feira- 1/10, foi comemorado na Câmara Municipal de São Paulo, o Dia do idoso, com um evento sobre envelhecimento ativo, organizado por Natalini, pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação e pela UNIFESP.
CLIQUE AQUI para ver o vídeo sobre o evento
O evento contou com a presença do Vereador Natalini, do Secretário de Esportes Walter Feldman, Subprefeito da V. Mariana Maurício Pinterich, Dr. Luiz Roberto Ramos (UNIFESP), Dr. Alexandre Kalache (OMS), do Sr. Paulo Sergio Pelegrino- Presidente do Conselho Estadual do Idoso, Sr. Antonio Santos Almeida- Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Deputado Estadual José Augusto, entre tantas outras autoridades.
Logo após a mesa de abertura, pudemos presenciar a palestra sobre Envelhecimento Ativo, ministrada pelo Prof. Dr. Alexandre Kalache, médico e pesquisador em Saúde Pública, estudioso do tema envelhecimento ativo há mais de 30 anos, dos quais dedicou-se por mais de uma década à coordenação do programa de Envelhecimetno Global da Organização Mundial de Saúde (OMS). O tema de sua palestra foi "O envelhecimento ativo: um projeto de política pública".
O evento foi muito caloroso, contou com a presença de mais de 300 pessoas; além da palestra do Dr. Kalache, tivemos o Coral Canto da Feliz Idade, que alegrou a nossa manhã. Natalini é autor do projeto de lei de nº 223/08- lei 14.905, que cria o programa do envelhecimento ativo na cidade de São Paulo.
Segundo Natalini "a população idosa vem crescendo rapidamente, os governos precisam criar urgente ações voltadas para o envelhecimento, principalmente no que se diz respeito à acessibilidade, prática de atividade física… É muito mais fácil e barato cuidar da saúde das pessoas do que das doenças".