Natalini participara do Seminario sobre Envelhecimento Ativo e Iniciativas Amigas da Pessoa Idosa

Na próxima terça feira, 4 de agosto, teremos o SEMINÁRIO SOBRE ENVELHECIMENTO ATIVO E INICIATIVAS AMIGAS DA PESSOA IDOSA, na ocasião também acontecerá o LANÇAMENTO DO PROJETO “VILA CLEMENTINO BAIRRO AMIGO DO IDOSO”.  Como realizadores desse evento temos a UNIFESP-EPM e a Futuridade, e diversos apoiadores, entre eles o Vereador Gilberto Natalini.

 

Tendo o envelhecimento saudável e ativo como um modelo, o seminário pretende debater e contribuir para a divulgação e sensibilização de todos os atores implicados na formulação de planos de ação para o desenvolvimento de cidades amigas do idoso: órgãos governamentais formuladores de políticas, profissionais de saúde, estudiosos e pesquisadores do tema, associações e organizações não-governamentais, além da própria sociedade civil em geral. A ocasião marcará o lançamento do “Vila Clementino Bairro Amigo da pessoa Idosa” – Projeto piloto – para torná-lo um lugar que estimula o envelhecimento ativo, que otimiza oportunidades para a saúde, participação e segurança e que aumenta a qualidade de vida das pessoas que residem no bairro à medida que elas envelhecem.

 

Na V. Clementino fica a UNIFESP/ EPM – Universidade Federal do Estado de SP que tem uma rede de serviços bastante estruturada, atende muitas pessoas idosas residentes no seu entorno e desenvolve há mais de 10 anos a pesquisa EPIDOSO, que tem gerado importantes conhecimentos sobre o envelhecimento. A prefeitura da cidade de São Paulo, representada pela subprefeitura da Vila Mariana, em continuidade à proposta do Bairro Universitário que trouxe diversas melhorias à Vila Clementino, agora, dentro do Programa Municipal de Envelhecimento Ativo criado pela Lei Nº 14.905 de 6 de fevereiro deste ano, de autoria do Vereador Natalini, mantém a parceria com a UNIFESP de envidar esforços na implantação do “Vila Clementino Bairro Amigo da Pessoa Idosa”. Une-se a esta parceria o Futuridade, Plano do Governo do Estado de São Paulo para a Pessoa Idosa, coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo, que, também, busca assegurar melhor qualidade de vida para a população idosa paulista.

 

Natalini é autor do projeto de lei de nº 223/08, Lei nº 14.905, que cria o programa de envelhecimento ativo na cidade de São Paulo. Esse evento marcará o início deste programa na cidade de São Paulo. Participará do evento, além de Natalini, Dr. Luiz Roberto Ramos- médico gerontologista, coordenador do Programa EPIDOSO da UNIFESP, Professor Alexandre Kalache- médico e pesquisador em Saúde Pública, estuda o envelhecimento há mais de 30 anos, Subprefeito da Vila Mariana Maurício Pinterich, entre tantas outras autoridades.

 

Serviço:

Data: 04 de agosto de 2009 – Horário: 9 h às 16 h

Local: UNIFESP – Auditório Marco Lindenberg – Rua Botucatu 862, São Paulo, SP – Próximo ao metrô Santa Cruz

About natalini