Natalini realiza encontro que discute prematuridade na cidade de Sao Paulo

A Câmara de Vereadores, através do gabinete do Vereador Natalini, recebeu nesta segunda-feira o XXVIII Ciclo de Debate Município Saudável, cujo tema foi a “Prematuridade na Cidade de São Paulo”. Foi debatida a situação das unidades de tratamento intensivo (UTIs) para o acompanhamento de crianças nascidas prematuras na capital paulista.

 

 Na mesa com o vereador Natalini: Dr. Benjamin Kopelmann, Maria Aparecida Orsini e Ana Lucia Goulart

 

O Ciclo contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da UNIFESP. A mesa foi formada pelo Vereador Gilberto Natalini, pela coordenadora-geral do programa Mãe Paulistana, Maria Aparecida Orsini, pelo Professor Dr. Benjamin Kopelmann, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), pela responsável médica da unidade neonatal do hospital da Unifesp, Dra. Ana Lucia Goulart.

 

O debate analisou as deficiências no Estado na implantação de unidade de tratamento e auxílio às crianças prematuras, que são apontadas como fator principal de falecimento de prematuros em São Paulo.

 

Segundo Kopelmann, embora os índices de mortalidade de crianças prematuras tenham caído significativamente no Estado e no resto do país, ainda há deficiências sérias que precisam ser resolvidas. “Há um déficit muito sério de número de leitos, falta equipamentos atualizados e modernos. As unidades privadas são altamente avançadas, enquanto no setor público esses leitos são muitas vezes precários e insuficientes para atender a demanda”, disse.

 

O professor da Unifesp disse que 75% das mortes de recém-nascidos prematuros acontecem na primeira semana após o nascimento. De acordo com ele, os primeiros 28 dias de vida da criança são determinantes para a vida do bebê-prematuro.

 

“Este evento serviu para a troca de conhecimento entre a coordenadoria do Mãe Paulistana e nós da academia. Esta troca entre pessoas com conhecimentos diversos nesta mesma área facilita o trabalho conjunto, tendo uma aproximação da universidade com o serviço público. É oportunidade que temos de divulgar o conhecimento e a tecnologia que desenvolvemos na academia para ajudar as crianças que precisam de assistência”, disse a Dra. Ana Lucia Goulart.

 

Natalini falou sobre a importância de abrir esse tipo de espaço para discussões de temas de relevância para a cidade de São Paulo, como é o caso dos Prematuros. Natalini é autor do projeto de lei que cria o dia do Prematuro na cidade de São Paulo, a ser celebrado no dia 14/03.

About natalini