O Vereador Natalini reuniu-se com a Diretoria da MOA. A idéia foi falar sobre parcerias entre o gabinete de Natalini e a entidade, com tudo o que diz respeito à Município Saudável. Estiveram presentes o Sr. Maoyuki Kuribayashi- Diretor executivo do departamento de programas da MOA Japão, Benedito Tate- Vice Presidente da MOA Brasil e o Dr. Frank Akira Miyahara- Diretor Clínico da MOA Brasil.
O Método de Saúde Okada explora a integração da matéria com o espírito, para vivermos com saúde, promovendo assim a saúde e não a doença. Isso significa fazer medicina preventiva e evitar ao máximo as doenças crônicas. Tem como finalidade esgotar todos os recursos que a medicina ocidental moderna possui e agregar práticas integrativas que tornem o tratamento integrativo eficaz e, por que não dizer, dessa forma buscar a cura de doenças supostamente incuráveis, galgando a grande finalidade do Método de Saúde Okada, que é a longevidade e a promoção de saúde.
O conceito de “município saudável” foi cunhado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em uma conferência no Canadá, na década de 70. O termo se refere a comunidades que continuamente promovem ações de melhoria física e social, visando a qualidade de vida da população. Em 1999, durante o XV Congresso do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), foi lançada a Rede Brasileira de Municípios Saudáveis, com a participação de cerca de 40 secretarias municipais de saúde, incluindo a da cidade de São Paulo.
Natalini é responsável pelo Ciclo de Debate Município Saudável na cidade de SP, que já está em sua 23ª edição, nasceu com o objetivo de construir uma estratégia que consolide a saúde dentro de uma ótica ampliada de qualidade de vida em todas as instâncias da cidade. A idéia é ultrapassar os muros da assistência à saúde e, por meio de políticas integradas em todos os setores, conceber atividades de promoção da saúde que capacitem os cidadãos para melhorar e controlar as suas condições de saúde.
A filosofia da MOA é muito próxima do trabalho realizado por Natalini. "Envelhecer todos iremos, mas precisamos envelhecer com qualidade de vida", diz Natalini.