O vereador Gilberto Natalini (PV-SP) reuniu-se na manhã desta quarta-feira (15), com representantes de organizações ambientais, para tratar da implementação da Lei, da qual é co-autor, para redução das emissões de poluentes na frota municipal de ônibus.
Além do parlamentar, participaram da reunião virtual Carmen Araujo (International Council on Clean Transportation), jornalista Americo Sampaio (Purpose), Carolina Guimarães (Rede Nossa São Paulo) e Marcel ( Instituto Clima e Sociedade).
Passados mais de dois anos após a sanção da Lei 16.802/2018, os ônibus novos que entraram no sistema de transporte público municipal continuaram sendo veículos convencionais movidos a diesel, e não veículos elétricos ou híbridos de baixa emissão, exceto os quinze ônibus elétricos que foram colocados em operação comercial na cidade para teste.
É como se a nova legislação ambiental sobre corte de poluentes no transporte, simplesmente não estivesse em vigor. Isso ocorreu apesar da licitação em curso, lançada pela Prefeitura Municipal para a renovação das frotas, expressamente apoiar as metas ambientais prevista na nova Lei.
Por conta disso, na tarde desta quarta-feira (15), Natalini requereu e aprovou a realização de audiência pública em âmbito da Comissão de Saúde, Promoção Social, Trabalho e Mulher, com representantes da Prefeitura Municipal de São Paulo, para cobrar medidas para o cumprimento da referida Lei, com data a ser definida.