Natalini visita a Cinemateca Brasileira

O Vereador Natalini visitou a Cinemateca Brasileira, juntamente com seus assessores Luciana Feldman e José Renato Melhem e com o amigo Sergio Gomes da Oboré. O Diretor da Cinemateca, Magalhães, mostrou cada cantinho dessa preciosidade que é a cinemateca. Salas maravilhosas, rolos e rolos de filmes, equipamentos de primeira linha, fora toda a área verde do local que é incrível.

 

A Cinemateca Brasileira surgiu a partir da criação do Clube de Cinema de São Paulo, em 1940. Seus fundadores eram jovens estudantes do curso de Filosofia da USP, entre eles, Paulo Emilio Salles Gomes, Decio de Almeida Prado e Antonio Candido de Mello e Souza.

 

O Clube foi fechado pela polícia do Estado Novo. Após várias tentativas de se organizarem cineclubes, foi inaugurado, em 1946, o segundo Clube de Cinema de São Paulo. Seu acervo de filmes constituiu a Filmoteca do Museu de Arte Moderna (MAM), que viria a se tornar uma das primeiras instituições de arquivos de filmes a se filiar à FIAF – Fédération Internationale des Archives du Film (www.fiafnet.org), em 1948. Em 1984, a Cinemateca foi incorporada ao governo federal como um órgão do então Ministério de Educação e Cultura (MEC) e hoje está ligada à Secretaria do Audiovisual.

 

A mudança da sede para o espaço do antigo Matadouro Municipal, cedido pela Prefeitura da cidade, ocorreu a partir de 1992. Seus edifícios históricos, inaugurados no século XIX, foram tombados pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo, e restaurados pela entidade.

 

"Fiquei impressionado com o trabalho da cinemateca, esse lugar é sem dúvida alguma um dos locais culturais mais importantes do Brasil", disse o Vereador Natalini.

 

A cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – 04021-070 – São Paulo- (11) 3512-6111 / contato@cinemateca.org.br

About natalini