O vereador Gilberto Natalini (PV) em sua missão como representante oficial do parlamento paulistano na 21ª Conferência das Partes (COP 21) da Convenção do Clima, em Paris, visitou nesta 4ª feira (9) o pavilhão Galeria da Inovação, recinto na COP21, onde estão expostos cerca de 150 estandes de tecnologias novas e limpas que tornarão possível a nova economia verde que permitirá controlar e superar o aquecimento global.
Natalini visitou cerca de 30 estandes e cabe destacar os contatos com os carros a hidrogênio, obtido a partir de água e radiação solar e de veículos elétricos. O vereador vem mantendo contatos com a ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos, foi convidado para a aberutra das feiras e congressos do setor e é autor de Projetos de Lei que tramitam favorecendo este novo segmento. Natalini propõe isentar da cota base de 50% do IPVA que cabe ao município de São Paulo, independentemente de valor do veículo e isentar os utilitários comerciais elétricos da restrição de circulação no centro expandido, entre outros incentivos.
O vereador Natalini também esteve no estande do governo de Israel, país que desenvolve novos produtos e serviços para reuso de água e energia fotovoltáica. Ele comentou dos excelentes laços que mantém com a comunidade judaica paulistana e ofereceu-se a recebê-los quando visitarem o Brasil.
Também digno de nota é a tecnologia francesa de turbinas a fio d’água com eixo vertical, montadas em embarcações e funcionando com correntezas de baixa velocidade (apenas 4 metros por segundo). Natalini vê potencial de uso em pequenos córregos.
Interessante ainda o equipamento compacto para queimar serragem e maravalha de madeira e produzir eletricidade. O vereador repassará os contatos ao SINCAL/Fecomércio (Sindicato de Comércio de Carvão de SP) que vem prospectando o tema como forma de gerar eletricidade de biomassa.
Natalini é autor do PL 501/2013, aprovado em 1ª votação, que estabelece a proibição da produção e do comércio de carvão de mata nativa e prevê também o uso de resíduo de poda de árvores (é autor da lei do PAMPA que estabeleceu o reaproveitamento deste material).