O “CLIMA ESTÁ ESQUENTANDO”! Literalmente!!!

O Clima do Planeta está mudando numa rapidez muito maior do que as previsões dos cientistas. O aquecimento global, que produz as mudanças climáticas, tem avançado célere, e vão se antecipando todos os fenômenos extremos previstos.

Segundo a ONU, a Emergência Climática vai a passos largos se transformando em Catástrofe Climática. Em 9 de agosto de 2021, os 264 cientistas do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) da ONU, apresentam um relatório comprovando esses fatos.

Chuvas violentas, enchentes, estiagens cruéis, desertificação de regiões inteiras, degelo acelerado dos polos e das cordilheiras, desaparecimento de rios e lagos, quebra na produção agrícola, extinção de espécies animais e vegetais, ondas de calor insuportáveis, aumento de doenças infecciosas, elevação do nível do mar, aumento de tufões e furacões, são fenômenos climáticos extremos cada vez mais frequentes, que já estão impactando a vida dos seres humanos, em todas as partes do planeta.

Já sabemos a causa disso tudo: a queima dos combustíveis fósseis para produção de energia e o transporte, com a liberação de gases de efeito estufa que formam uma verdadeira manta de aquecimento em torno da Terra.

Já sabemos o que fazer: diminuir a emissão de carbono, mudando a matriz energética; brecar o desmatamento; racionalizar o uso dos recursos naturais; redirecionar nossos hábitos de consumo e de vida. Porém, a velocidade dos fenômenos climáticos tem sido muito maior que a capacidade de mitigação e adaptação dos humanos.

Assim, nesse cenário, o futuro próximo, em décadas, é muito sombrio. As forças da economia têm medo de perder lucro. Os governos têm medo de perder votos. E as pessoas têm medo de se “privar” de confortos. Estamos perdendo a guerra. Está nas nossas mãos, de todos nós, agirmos já, desde ontem, para frear e mudar esse cenário.

E você, o que está fazendo??? Você está com a palavra!!! E com a ação!!!

 

Gilberto Natalini- Médico e Ambientalista

About natalini