Todos sabem da importância do funcionalismo público na sociedade. É por meio destes profissionais que se propõem, articulam e executam políticas públicas que melhoram as condições de vida das pessoas, e que são essenciais para garantir a manutenção dos recursos naturais frente à crescente demanda antrópica.
No Estado de São Paulo, a AFPESP representa esse setor social, congregando, defendendo e promovendo o funcionalismo federal, estadual e municipal há 93 anos. Como a maior entidade associativa desse segmento, ela atua com os desafios da modernidade, sendo conduzida por sua Diretoria Executiva, presidida pelo Dr. Artur Marques da Silva Filho, e contando com o suporte de seu Conselho Deliberativo e Fiscal, coordenadorias temáticas e um corpo técnico qualificado. Através dessas estruturas, a entidade oferece uma ampla gama de serviços sociais, culturais e associativos.
Entre suas frentes de atuação, destaca-se a Coordenadoria do Meio Ambiente, que tem como missão integrar a consciência ambiental às ações práticas da AFPESP. Sob orientação da Diretoria Executiva, buscamos sensibilizar e mobilizar colaboradores, associados e membros do funcionalismo público para que atuem ativamente na preservação ambiental e na melhoria da qualidade de vida da população.
O compromisso da AFPESP com a sustentabilidade está alinhado ao trabalho de instituições públicas essenciais para a gestão ambiental no país, em especial no estado de São Paulo. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), por exemplo, é referência nacional em fiscalização e licenciamento ambiental, garantindo que atividades potencialmente poluidoras sejam conduzidas com responsabilidade. Da mesma forma, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL) desempenha um papel crucial na criação e execução de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente, infraestrutura e logística. Essas instituições exemplificam como o funcionalismo público é peça-chave na implementação de políticas ambientais eficazes e no desenvolvimento sustentável do estado.
Com base nesses princípios, a AFPESP se compromete a promover iniciativas concretas e acessíveis, estimulando a participação ativa de seus membros na preservação ambiental. Cada ação, por menor que pareça, contribui para um impacto positivo no meio ambiente. Passo a passo, construiremos juntos um caminho propositivo e participativo em prol da sustentabilidade.
Contamos com o compromisso e o apoio de todos para essa missão tão urgente e necessária.
Gilberto Natalini é coordenador de Meio Ambiente da AFPESP, médico gastrocirurgião e ambientalista. No setor público destacou-se como secretário do Verde e do Meio Ambiente e secretário executivo de Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo. Eleito vereador de São Paulo pela primeira vez em 2000, cumpriu o seu quinto mandato até 2020. É autor de 419 projetos de leis e tem 147 leis aprovadas. Suas principais bandeiras de vida são a democracia, o desenvolvimento sustentável, maior equidade social e a moralidade pública.