Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, há quase 3 meses, nossa forma de trabalho mudou, como aconteceu com muita gente.
A Câmara Municipal de São Paulo não encerrou suas atividades, mas passou a trabalhar de forma virtual. Desde lá, nosso mandato se adaptou e ao contrário de diminuir, tivemos nosso ritmo de trabalho aumentado.
As Sessões Plenárias, as reuniões do Colégio de Líderes e das Comissões Permanentes passaram a ser virtuais. Votamos vários projetos repassando recursos ao combate à pandemia e regulamentando ações da Prefeitura. Também votamos virtualmente vários projetos de vereadores.
Nosso gabinete manteve-se aberto num sistema de plantão em rodízio e nossos assessores mantiveram-se em trabalho ativo, seja virtual, seja presencial, tomando todos os cuidados possíveis.
Nesses três meses foram milhares de demandas recebidas, encaminhadas e atendidas. Foram centenas de indicações, ofícios, memorandos, entre outras atuações.
Participamos de lutas importantes como a defesa da Cinemateca Brasileira, o bônus salarial e a aquisição de EPIs para os profissionais de saúde, questões habitacionais na zona sul da cidade e ação imensa de conscientização e solidariedade através do Comitê Civil de Combate ao Coronavírus, criado por nós, na Câmara Municipal de São Paulo e que é composto por mais de 200 parceiros, entre vereadores e sociedade civil.
Continuamos nossas ações em tantas outras frentes de trabalho, como as diversas patologias, o envelhecimento ativo, entre outros.
Realizamos, numa atitude ousada, a 19ª Conferência P+L e Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo, totalmente virtual, que contou com mais de 3700 participantes. Um sucesso!
Além disso, continuamos fiscalizando, denunciando e divulgando a criminosa devastação das matas e o ataque feroz do crime organizado às nascentes de água da zona sul da cidade, sob o olhar inerte da Prefeitura e do Governo do Estado de São Paulo.
Da minha parte, mantive e até aumentei meu ritmo de trabalho, feito pelas redes sociais, atendendo as demandas da cidade e do mandato. Estamos realizando muitas reuniões virtuais diariamente e encaminhando as questões.
Também tenho atendido como médico, através da telemedicina, consultando os pacientes que me procuram.
Nosso desejo é que essa pandemia seja vencida, com a maior brevidade possível.
E enquanto lutamos para isso, façamos cada um de nós, o melhor que pudermos.
Gilberto Natalini
Médico, Ambientalista e Vereador (PV-SP)