O vereador Gilberto Natalini (PV/SP), representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Habitação e membros da sociedade civil, reuniram-se na tarde desta 5ª feira (18), na Secretaria de Meio Ambiente para discutir a implantação do Parque dos Búfalos, na região da Cidade Ademar.
As autoridades ouviram de Wesley Rosa, Marta Marcondes, Thaís do Prato Verde Sustentável, dentre outros munícipes, propostas para transferência de habitantes que moram junto aos córregos e outras áreas a serem preservadas na região do Parque dos Búfalos ou em sua proximidade, para o Residencial Espanha. Existe uma preocupação maior com a situação dos moradores do Jardim Apurá, Pilão e da favela do Buraco Doce.
A OSCIP OEKOBR e diversos parceiros, como a Universidade de São Caetano, AMATER, Associação Prato Verde Sustentável e a ONG PROJETO REGGART, apresentaram projetos para o desenvolvimento sócio ambiental da região.
As autoridades garantiram o cercamento do Parque dos Búfalos e colocaram-se à disposição para dar continuidade às tratativas. Nesse momento é importante a aprovação do projeto básico pela CETESB, a entrega da análise geotécnica sobre a área da comunidade do Pilão, visando o reassentamento desta no Residencial Espanha, e serão também considerados os estudos realizados para recuperação de áreas a receberem intervenções ambientais, bem como as iniciativas para educação ambiental.