Oportunidades crescem para o jovem de Santo Amaro

 

Inscrições para os cursos da ETEC começam hoje e vão até o dia 22

 

O ensino técnico tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil, especialmente no estado de São Paulo. Nos países desenvolvidos, o técnico, que possui formação voltada especificamente para o mercado, é um profissional com tanto respeito quanto o bacharel. O governo de São Paulo tem trabalho exaustivamente nos últimos anos para criar mais cursos técnicos e garantir emprego à população. Por isso, a região de Santo Amarou conta, desde setembro de 2009, com uma ETEC, ou Escola Técnica Estadual.

Vereador Gilberto Natalini e deputado Barros Munhoz: parceria pelo desenvolvimento do bairro

A ETEC Santo Amaro foi entregue pelo então governador José Serra e foi viabilizada, desde o terreno até a construção final, graças a esforços locais como os do vereador Gilberto Natalini e do deputado estadual Barros Munhoz, em sinergia com a comunidade e a Prefeitura. As aulas são ministradas pelo Centro Paula Souza.

“A ETEC é uma das mais importantes ferramentas do jovem paulista para ingressar no mercado de trabalho”, elogia o deputado Barros Munhoz. Na escola é oferecido tanto o ensino médio básico quanto o ensino técnico. Atualmente as ETECs contam com 93 cursos diferentes, sendo que a unidade de Santo Amaro oferece, além do ensino médio, cinco cursos técnicos: Logística, Contabilidade, Segurança do Trabalho, Automação Industrial e Instrumentação em Equipamentos Industriais.

Para conseguir uma vaga nas ETECs, o aluno precisa passar por um “vestibulinho”, e conta com um bônus de 3% caso se declare afro-descendente e outro de 10% caso seja oriundo de escola pública. “É importante ressaltar que as inscrições para o vestibulinho referente ao primeiro semestre de 2011 começam nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, e vão até o dia 22”, alerta o vereador Natalini. Elas só podem ser feitas no site www.vestibulinhoetec.com.br.

A ETEC Santo Amaro abre muitas portas para o jovem da zona Sul. Mais de 75% dos jovens que concluem o curso saem de lá empregados. “O esforço das forças locais em trazer mais um benefício à população santamarense vai se traduzir, assim que a primeira turma da ETEC se formar, em mais empregos e mais avanço para a região de Santo Amaro”, conclui o ex-subprefeito e atual presidente da Assembléia, Barros Munhoz.

About natalini