A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), Secretaria de Serviços e Obras, SP Urbanismo e SP Obras entregou aos paulistanos mais um parque municipal. Com uma área equivalente a quatro campos de futebol, o Parque do Chuvisco era bastante aguardado pelos moradores dos bairros do Jabaquara e Campo Belo, e ocupa uma área de 35.000m², entre a av. Jornalista Roberto Marinho (antiga Águas Espraiadas) e a Rua Ipiranga, onde fica a entrada principal.
Os serviços, executados pela SP Obras sob supervisão do Departamento de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE) da SVMA, foram viabilizados por meio da Operação Urbana Consorciada Água Espraiada (OUCAE). Foi liberado um Termo de Compromisso Ambiental (TCA) para a obra, que complementa projeto maior da OUCAE.
No Parque há dois edifícios: o Núcleo de Vivência, com 600 m², com recepção, sala de jogos e sanitários; e um galpão multiuso, com 1.180 m², que acomoda brinquedoteca, espaço de exposição, auditório e sala de projeção.
“Hoje entregamos o primeiro parque dessa nova gestão, é o primeiro de muitos. Estou muito feliz, o parque está lindo. Dá para fazer esporte, lazer, contemplação, respirar um ar melhor. Esperamos que a população se junte à prefeitura para preservar essa área verde”, disse o secretário Gilberto Natalini.
O Parque do Chuvisco
Na área externa há quadra de bocha, três quiosques, três quadras poliesportivas, espaço para a prática de arborismo, pista de caminhada com 761m, ciclovia de 706 m, playground e equipamentos de ginástica para a terceira idade. O parque possui árvores esparsas, em sua maioria ipês, jaqueiras e abacateiros. A fauna é composta de aves de diversas espécies características da mata atlântica.
O parque fica na Rua Ipiranga, 792 – Jardim Aeroporto.