As matas ciliares no Parque dos Búfalos, no Jardim Apurá, Zona Sul da cidade de São Paulo foram devastadas pelo governo Haddad para construção de moradia popular. Também chamadas de matas de galeria, as matas ciliares são formações florestais ou de outros tipos de vegetação que estão presentes nas margens dos rios, córregos, lagos, riachos e igarapés.
No Brasil, essas matas são consideradas Áreas de Preservação Permanente (APP) e, portanto, deveriam ser protegidas pelas legislações estaduais e pelo Código Florestal brasileiro. O desmatamento de mata ciliar é considerado um crime ambiental.
“Acabo de visitar o “Parque dos Búfalos”. É lamentável o que está acontecendo naquela área de manancial. O governo Haddad destruiu as margens da Represa Billings, uma das caixas d´água da cidade de São Paulo. Apresentamos várias áreas na região para construção dessas moradias populares, não precisava ser numa área de manancial. É muita irresponsabilidade”, disse indignado o vereador Gilberto Natalini (PV).
Na área do que seria o Parque dos Búfalos, há um gigantesco desmatamento, com significativo rebaixamento do terreno de quase meio milhão de m² para a construção do conjunto habitacional Residencial Espanha com, aproximadamente, quatro mil apartamentos que deverá ser concluído até o final de 2017.
Após a visita à área devastada do Parque dos Búfalos, Natalini conversou com lideranças na região, pessoas que o apoiam nessa caminhada pela reeleição em São Paulo.