Patriarca Armenio visita o Brasil

Sua Santidade KAREKIN II Patriarca Supremo e Catholicós de todos os Armênios, chefe espiritual da nação Armênia e o sucessor de São Gregório, o “Iluminador”, fundador da Igreja Apostólica Armênia, visitou o Brasil entre os dias 6 e 10 de maio. No Brasil a religião conta com 50 mil seguidores e cerca de 10 milhões de armênios no mundo. A agenda da Sua Santidade contou com uma Missa Solene  na Catedral da Igreja Apostólica Armênia do Brasil e também uma recepção solene na sala Estação Julio Prestes – Sala São Paulo, além de visitas a chefes de estado.

 

A Armênia é o primeiro país oficialmente cristão da história, e o primeiro em ter padecido um genocídio moderno no século XX, entre 1915 e 1922, nas mãos dos turcos. Fala-se de um milhão e meio de vítimas, de dois milhões de deportados e de mais de 500 mil pessoas que tiveram que abandonar sua terra para fugir ao exterior.

 

Logo após seu país experimentou a perseguição religiosa comunista em tempos da União Soviética, recuperando a independência em 1991, após a queda da cortina de ferro. O Catholicos considera que as relações entre católicos e cristãos armênios se encontram em um momento único na história. Hoje a Armênia tem população de 3.000.000 e mais  9.000.000 na Diáspora.
 

 

O Vereador Natalini é autor do projeto (PL 0328/2008- Lei 15.312) que inclui o Dia do Genocídio Armênio no calendário oficial da cidade. Natalini fez questão de fazer uma menção honrosa através de um voto de júbilo pela vinda do Patriarca ao Brasil.

About natalini