Gilberto Natalini SP

Participei de um encontro virtual da FAPESP, coordenada pelo climatologista brasileiro Paulo Artaxo, sobre o 6° Relatório do IPCC. É aterrador! Sem alarmismos!

A humanidade vivencia quase passivamente o desastre climático. Só citando um dado que é assustador.

Segundo o Relatório 6 do IPCC cerca de 3,5 bilhões de seres humanos já estão vulneráveis aos fenômenos climáticos extremos, sejam as chuvas violentas com enchentes, os deslizamentos de bairros inteiros, ou estiagens prolongadas com falta de água, quebra de safra agrícola, sejam as doenças causadas por viroses ou ondas de calor insuportáveis e queimadas devastadoras. Estamos falando da metade da humanidade, principalmente os mais pobres.

A cada dia, a cada momento que passa, a situação do aquecimento global e das mudanças climáticas só piora, numa velocidade e intensidade muito maiores do que a ciência previa. Os fatos estão acontecendo na nossa cara, aqui no Brasil e no resto do Planeta, com uma violência cada vez maior, seja nas chuvas intensas, seja por estiagens longas e cruéis!

Nós precisaríamos de ações rápidas, corajosas e conjuntas, de todos, governos, empresários, academia, ONGs e cada pessoa, para brecar, e se ainda for possível, reverter esse quadro catastrófico que ameaça a vida humana e dos outros seres vivos, animais e vegetais, que coabitam conosco a Terra.

O esforço para mudar a matriz energética, diminuir a emissão de gases de efeito estufa, proteger a água doce, os mares, as florestas e o ar, precisa ser conjunto entre todos, e urgente. A janela para nossa ação está se fechando rapidamente.

Agora, vejamos!

Se já temos muita dificuldade de agir num mundo cooperativo e pacífico, imaginem vocês, num cenário de guerra… Portanto, junto com a questão ambiental, climática, social e econômica, a questão da Paz é imprescindível para a humanidade vencer seus desafios.

As guerras têm persistido nesse início do século XXI.

A guerra da Síria já matou mais de 500 mil pessoas, a guerra do Iêmen, covarde e cruel, já matou cerca de 400 mil pessoas. Há guerra na Eritreia, conflitos constantes no Oriente Médio. E agora, num rompante de loucura, Putin leva a Rússia a essa aventura insana de invadir a Ucrânia, numa ação militar, absolutamente recriminável.

Os problemas humanos da atualidade são imensos, mas podemos enfrentá-los com inteligência, bom senso, parcerias, ciência, investimentos verdes e políticas de PAZ.

A PAZ é absolutamente necessária, para qualquer solução dos desafios da humanidade.

PAZ no Mundo!

Vida para o Planeta!

Gilberto Natalini- Médico e Ambientalista