Pior chuva dos ultimos 40 anos causa estragos e mortes no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro ocorreu o maior volume de chuva para um único dia – nos últimos 44 anos – causando estragos, deslizamentos e 95 mortes em vários locais da região metropolitana até o presente momento.

 

 

De acordo com o INMET – Instituto Nacional de Metereologia – os dados indicam que a quantidade foi a mais elevada desde 1962, quando foi registrado o maior volume de chuva em um único dia. Esta medição é feita desde 1917.

 

As chuvas fortes que atingem o rio são "anormais" para a época causadas por dois fatores: calor acumulado na atmosfera, uma vez que as temperaturas registradas na cidade foram muito elevadas no verão e uma frente fria que passou pela região.

 

Gustavo Escobar (INPE) caracterizou a situação como "anômala", pois destacou que "a frente fria que chegou, combinada com atmosfera carregada de umidade e o calor dos últimos tempos, foi um gatilho para o temporal". Já Alexandre Nascimento, técnico do Climatempo, disse que o forte calor dos primeiros meses do ano foi crucial para o forte temporal. "A média de temperatura em janeiro e fevereiro ficou acima dos 36º, de cinco a seis graus acima do normal. Caiu um pouco em março, com média de 33º, mas também acima do normal. A frente fria encontrou a atmosfera muito quente e úmida e o volume de água foi uma resposta a todo esse calorão".

 

Porém, o mais importante é lembrarmos que não existe uma única causa e sim várias causas para esse mesmo fenômeno: calor acumulado; frente fria; ocupações irregulares nas encostas dos morros; falta de planejamento urbano; carência de políticas públicas eficazes; efeitos das mudanças climáticas; entupimento de bueiros por jogarem lixo na rua.

 

De acordo com o Vereador Gilberto Natalini, "estamos todos solidários com a situação vivida pelos cariocas, até porque também estamos vivendo um problema como esse em São Paulo, mas precisamos lembrar que todos os cidadãos são responsáveis pelo que estamos vivendo. Precisamos mudar nossa realidade. Precisamos mudar nossas atitudes. Precisamos escolher bem em quem votar e depois cobrar resultados dos nossos eleitos. Este ano é ano de eleição e o voto é uma ferramenta importantíssima".

About natalini