Gilberto Natalini SP

O Memorial da América Latina foi palco, no dia 24 de agosto, da 10ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo. O evento contou com mais de 3000 participantes, entre representantes do poder público, empresários, estudantes e cidadãos interessados em discutir propostas que beneficiem o meio ambiente na cidade de São Paulo.

 

 

 

Entre o público estavam importantes figuras da política em âmbito municipal, estadual e federal, que participaram do debate e apresentaram novas idéias. Compuseram a mesa o Vereador Gilberto Natalini, organizador do evento; o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o Deputado Federal Arnaldo Jardim; Rogério Menezes, Secretário Adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo; Rubens Rizek, Secretário em Exercício de Meio Ambiente do Estado de São Paulo; José Police Neto, presidente da Câmara Municipal de São Paulo; Eduardo Jorge, Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente; Ronaldo Camargo, Secretário Municipal de Coordenação das Subprefeituras; Nelson Hervey Costa, Secretário de Governo Municipal; Alexandre Alves Schneider, Secretário Municipal de Educação; Drausio Barreto, Secretário Municipal de Serviços; Vera Anacleto Allegro, Coordenadora da COVISA – Secretaria Municipal de Saúde; Arlindo Philippi Junior, Pró Reitor Adjunto de Pós Graduação da USP; Walter Lazzarini, Presidente do COSEMA/FIESP; Mario Hirose, Diretor de Meio Ambiente da FIESP e José Luiz do Amaral, presidente da Associação Médica Mundial.

 

O grande destaque do evento foi a presença do jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira, que há mais de 30 anos batalha pelas causas do meio ambiente. Gabeira foi escolhido para ministrar a palestra magna do evento, abordando temas como desenvolvimento sustentável e apresentando novas idéias e projetos para a cidade.

 

Gilberto Natalini, que organiza a conferência anualmente desde 2001, ficou surpreso com o crescimento do público. É uma demonstração clara de que o paulistano está cada vez mais atento às questões do meio ambiente, disse ele. O desafio agora é inserir, no cotidiano de cada um, ações e atitudes que minimizem o impacto ambiental e melhorem a saúde da cidade, concluiu o vereador.

 

 

 

Destaques da convenção

 

O espaço do Memorial foi tomado por expositores, todos com projetos e iniciativas ligadas diretamente à questão ambiental. Estava em exposição, por exemplo, um caminhão que transporta água de reuso. O veículo ilustrava uma das maiores conquistas da história da Conferência: a lei, de autoria do vereador Natalini, que obriga a Prefeitura a utilizar água de reuso na lavagem e irrigação de logradouros públicos. A lei já economizou mais de R$ 10 milhões para os cofres públicos.

 

Outro veículo que chamou a atenção dos participantes foi o ônibus movido a etanol. O combustível é limpo e obtido facilmente a partir da redução da água, processo químico bastante simples. A Sabesp apresentou no evento um protótipo de redutor de água, que permite economia sem grandes perdas de vazão.

 

Produtores orgânicos também tiveram a oportunidade de apresentar seus cultivos e técnicas, além de debater sobre novas alternativas de comercializar seus produtos.

 

O primeiro resultado da 10ª Conferência de Produção Mais Limpa foi anunciado no próprio evento. Foi estabelecido um convênio da Prefeitura com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) para a coleta de lixo eletrônico. A iniciativa, que já era realizada semestralmente pelo vereador Natalini, agora se estenderá ao longo de todo o ano. Essa é uma grande conquista, pois demonstra que o prefeito Gilberto Kassab não só está atento às questões do meio ambiente na cidade como também está disposto a trabalhar pelo assunto, comemorou Natalini.

 

Planos para o futuro

 

Ao final da conferência, o vereador Natalini agradeceu a presença dos 178 parceiros do projeto. O sucesso dessa empreitada depende de um esforço conjunto. Sou muito grato ao apoio dos nossos parceiros, disse o vereador. Os palestrantes também contribuíram muito para o nosso evento, quero deixar registrada minha gratidão pelo tempo cedido e pelo conhecimento compartilhado, agradeceu Natalini.

 

A Carta de Compromisso assinada pela comissão organizadora estabeleceu uma série de parâmetros a serem seguidos no futuro, visando à continuidade dos trabalhos. O destaque é a elaboração de um Plano Municipal de Resíduos que priorize a redução e a reciclagem. O plano deve contemplar diversos itens, como destinação do lixo eletrônico, o descarte dos medicamentos em desuso, o reaproveitamento do entulho e a coleta de óleo de cozinha usado.

 

Devido ao grande sucesso da conferência, Natalini planeja elevar seu status e sua importância no ano que vem. Ele trabalhará para inserir a 11ª Conferência de Produção mais Limpa na série de eventos oficiais que antecederão a Conferência Rio +20, no ano que vem.

 

O sucesso do evento este ano consolidou a P+L como um dos eventos mais importantes sobre meio ambiente do Brasil, avaliou o vereador. É natural que, com o grande encontro mundial no ano que vem, a conferência da maior cidade do país ganhe mais projeção e abrangência.