O vereador Gilberto Natalini (PV) é autor do Projeto de Lei (PL) nº 562/2014 que versa sobre o cadastro de geradores elétricos e cria regramento e limites para emissões de poluentes e ruído. O texto foi discutido com várias entidades envolvidas com o tema como Abegás (gás natural), Aprobio, Ubrabio (ambas do setor de biodiesel) e Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos). Hoje estima-se que há cerca de 25.000 geradores na cidade de São Paulo, instalados a maior parte para uso quando de panes de energia e que não são objeto de nenhum registro ou controle na fase de licenciamento e instalação. Além disso, não há regras específicas para as emissões de gases como para os motores diesel de uso veicular, sujeitos ao PROCONVE.
Nesta 4ª feira (18), o PL foi objeto de discussão muito rica com técnicos da Câmara Setorial de Motores e Grupos Geradores da ABIMAQ que aportaram várias sugestões para aperfeiçoamento do texto, esclarecendo vários aspectos da tecnologia como normas NBR e internacionais aplicáveis e parâmetros de operação.
O PL foi aprovado em 1ª votação e segue tramitando na Câmara Municipal de São Paulo.
O assessor de meio ambiente do vereador Natalini, Marcelo Morgado, participou do debate e aproveitou para convidar a ABIMAQ a oferecer apoio à 16ª Conferência P + L e Mudanças Climáticas que ocorrerá em 04/12, com inscrições abertas (clique aqui para se inscrever).