A Conferência Produção Mais Limpa de 2013 começou a tomar forma com sua primeira reunião preparatória, realizada na Câmara Municipal nesta terça-feira, 20.
Marcada para 27 de agosto, no Memorial da América Latina, a Conferência chega à sua 12ª edição com a expectativa de superar os números anteriores: em 2012, foram mais de 4,5 mil participantes em um dia de encontro.
Sobre a reunião desta terça-feira, o vereador Gilberto Natalini (PV), organizador e presidente da Conferência, disse que a ansiedade dos parceiros é grande para definir como será a próxima edição do evento.
“É uma temática vasta, mas reunimos aqui sugestões para ir afunilando e integrando os assuntos”, disse Natalini. Segundo o vereador, essa forma de trabalho tem dado certo e os temas gerais das três mesas da conferência estão definidos: resíduos sólidos, drenagem urbana e mobilidade e poluição do ar. Também haverá um painel de abertura com perfil mais político e outro técnico, de apresentação do encontro.
Natalini explicou ainda que a presença política na mesa de abertura é fundamental para “garantir o compromisso de ações práticas”.
Entre os frutos de conferências anteriores, o parlamentar citou a utilização de água de reuso para lavagem de vias públicas, o reaproveitamento da madeira de poda de árvores e de entulho na constituição da base do asfalto.
Outros avanços no setor de meio ambiente no município, como a criação da Lei de Mudanças Climáticas, ele atribui à Conferência Produção Mais Limpa, que “não é dona do processo mas cumpre seu papel de discutir e cobrar das autoridades”.
Natalini também afirmou que a parceria com o Rio de Janeiro continuará em 2013. Na última conferência, a Produção Mais Limpa foi o evento oficial de preparação de São Paulo para o encontro mundial Rio+20.
A próxima reunião preparatória para a Conferência Produção Mais Limpa será no dia 21 de março, às 9h30, no Palácio Anchieta. No encontro desta terça, participaram 500 pessoas, representando quase duas centenas de instituições.