O prefeito João Doria e o secretário Gilberto Natalini inauguraram neste sábado (25) os quatro primeiros conjuntos de banheiros (oito unidades) reformados no Parque Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. As obras e a manutenção estão sendo feitas por parceiros, a custo zero para os cofres públicos.
Já estão disponíveis para uso da população quatro conjuntos de banheiros: dois na marquise, um próximo à pista de cooper e um próximo ao planetário. A reforma inclui troca das louças, metais, azulejos, pintura, iluminação e espelhos, num total de R$ 450 mil investidos.
“Estamos trabalhando com afinco para entregar aos paulistanos os parques da cidade de São Paulo recuperados. Em menos de 3 meses, recuperamos praticamente metade deles, sempre com apoios e parcerias. A reforma dos banheiros do Ibirapuera faz parte dessas parcerias. O parque que recebe pessoas de toda a cidade e também da grande São Paulo, finalmente tem seus banheiros em condições dignas de uso ”, afirmou o secretário Gilberto Natalini.
Nesse sábado, também está sendo feito um mutirão de melhorias no parque Por do Sol, em Pinheiros. Uma parceria da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Prefeitura Regional, SAAP e AVISOL.
Intervenção artística
Como parte da revitalização dos banheiros, 14 artistas foram convidados para renovar os paineis de grafites em dois conjuntos de banheiros localizados na marquise. As obras foram feitas pela Graffiti Fine Art (GFA), com o apoio da Cyrela e Sherwin Williams. O mural feito pelo artista Eduardo Kobra em 2014 para comemorar os 60 anos do Ibirapuera também passou por restauro.
“Participar do projeto GFA Parque e expor uma obra no Parque Ibirapuera é uma grande satisfação. É poder receber admiração pela interação com o ambiente de maneira humana, deixando minha arte tocar as pessoas”, diz Binho Ribeiro, que coordenou o trabalho dos artistas. Ele grafitou a carpa do painel de 4 metros de altura por 10 de largura do banheiro da marquise, em parceria com Snek.