Prefeitura e Governo urbanizam o complexo do Cantinho do Ceu

O prefeito de São Paulo acompanhado do governador Alberto Goldman, vistoriou no sábado (23/10), as obras de urbanização do Complexo Cantinho do Céu, na região do Grajaú, Zona Sul. As obras fazem parte do Programa de Mananciais da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Habitação – Sehab, em parceria com o Governo do Estado e Sabesp. Além de recuperar e conservar a qualidade das águas dos reservatórios Guarapiranga e Billings, o objetivo do programa é levar qualidade de vida aos moradores da região, garantir a inclusão social da população e a sustentabilidade das intervenções urbanísticas, que transforma áreas degradadas em bairros.

"O Complexo Cantinho do Céu é um conjunto de obras que beneficia milhares de famílias da região, e mais do que isso, milhões de brasileiros que moram em São Paulo e precisam ter suas casas abastecidas com esta água, que será preservada por conta desses investimentos. Infelizmente, nas últimas décadas, o poder público deixou de lado esta preocupação e acabou acontecendo nas regiões dos mananciais algo lamentável, que foi uma invasão descabida, prejudicando a qualidade de vida das pessoas que moravam aqui, pois não tinham saneamento, não tinham equipamentos públicos e nem condições mínimas de higiene", disse o prefeito.

O Complexo Cantinho do Céu, que abrange três bairros da região (Parque Residencial dos Lagos, Jardim Gaivotas e Cantinho do Céu), irá beneficiar cerca de 12 mil famílias que moram em uma área de 1.543.761 metros quadrados às margens da represa Billings. As obras deste primeiro trecho, dos seis previstos, tiveram início em maio de 2008, e os serviços executados até o momento foram: 5.200 metros de drenagem, 3.200 metros de esgoto, 24 mil metros de guias e sarjetas, 1.780 m² de obras de contenção e 60 mil m² de pavimentação, entre pavimentação com piso intertravado, pavimentação de ruas e de vielas.

Além da vista privilegiada, o Complexo também ganhou um Parque Linear, que já conta com 900 metros dos serviços concluídos, dos sete quilômetros previstos para percorrer a orla da represa Billings. Os moradores da região já podem usufruir dos equipamentos de lazer instalados no parque, como campo de futebol com grama sintética, praça, pista de skate, academia da terceira idade, playground, dois decks de madeira, um deck flutuante, passarela de madeira e estacionamento. A previsão de término da obra é abril de 2012.

O projeto Cantinho do Céu foi destaque do pavilhão brasileiro na Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano. Esta é a primeira vez que um projeto de urbanização é levado para o evento. Além disso, o projeto também foi premiado neste ano pela revista Arquitetura & Construção na categoria "Intervenção Urbana".

O governador Alberto Goldman destacou a importância da parceria da Prefeitura com o Governo do Estado e a União, que dividiram os recursos para a execução dos serviços. "É importante os três níveis de poder público trabalharem juntos para poder beneficiar o maior número de pessoas que vive em áreas de favelas, pois com a urbanização desses locais e a preservação dos mananciais, a região se transforma num bairro, com ruas, áreas de lazer, escolas e toda infraestrutura necessária", disse o governador.

O Complexo Cantinho do Céu faz parte também da Operação Defesa das Águas, que é um conjunto de medidas da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado para controlar, recuperar e urbanizar os mananciais Guarapiranga, Billings e seu entorno (na Zona Sul). O Programa também fiscaliza as matas, córregos e nascentes da Cantareira, Zona Norte da cidade, e na Zona Leste, em São Miguel e Itaquera.

fonte: www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=41152
 

About natalini