Prestes Maia: biblioteca reformada

Foi anunciada na quinta-feira, dia 02 de dezembro, a reforma da Biblioteca Municipal Prefeito Prestes Maia. O secretário municipal de cultura Carlos Calil contou com a ajuda de representantes de Santo Amaro para obter a aprovação das obras.

 

Dentre os envolvidos na reforma está o vereador Gilberto Natalini, que tem realizado várias ações em prol da cultura e do lazer em nosso bairro, como a reforma da Praça Floriano Peixoto, que abrigará atividades culturais semanalmente. “O morador precisa ter alternativas saudáveis e inteligentes de lazer a seu alcance”, destaca Natalini. O subprefeito Ailtom Brandão complementa. “É ruim para ele ter que se deslocar horas até o centro para assistir a um concerto ou encontrar um bom livro”.

 

 

A biblioteca foi inaugurada em 1965 por Maria Prestes Maia, esposa do então prefeito Prestes Maia, com o nome de Presidente Kennedy. A obra, estimada em R$ 7 milhões, seguirá padrões internacionais e conta com saguão e auditório, além de grandes espaços para apresentações e exposições.

 

Um destaque da administração da biblioteca é a autonomia que a chefia tem na distribuição dos espaços e na organização das atividades. Essa independência foi garantida em uma portaria do próprio Prestes Maia, promulgada no ano em que a obra foi concluída e que garante que o espaço só pode ser utilizado para iniciativas de caráter cultural.

 

Em 2005 a biblioteca teve seu nome trocado de Presidente Kennedy para Prefeito Prestes Maia, em homenagem ao homem que tomou a iniciativa de construí-la. No primeiro de seus sete andares está localizado a Coleção Prestes Maia, que conta com mais de 12 mil livros de diversos assuntos e objetos pessoais do ex-prefeito. Em 2007 foi doada à biblioteca a mobília do gabinete de Prestes Maia, que foi incluída à coleção.

 

Ouça  São Paulo de Todos Nós: sábados, das 11h às 13h, Tupi AM 1150 www.radiotupiam.com.br

About natalini