O vereador Gilberto Natalini (PV/SP) deu entrada no Projeto de Lei (PL) nº 329/2018, que estabelece novas regras para o plantio, supressão e a poda de das árvores no município de São Paulo.
As árvores da cidade padecem diariamente vítimas de doenças, pragas, maus tratos, podas inadequadas, supressões desnecessárias e a falta de compreensão da sua importância na qualidade de vida das pessoas.
Nos últimos anos, uma parte significativa da sociedade conscientizou-se da sua responsabilidade frente aos cuidados com a arborização, contribuindo de maneira concreta na ampliação e manutenção da arborização da cidade. Esse projeto de lei pretende, sob o comando do poder público, ampliar a participação da sociedade no cuidado ao patrimônio arbóreo de São Paulo.
Além disso, esse PL pretende atualizar a legislação no que se refere às diretrizes para o levantamento qualitativo e quantitativo, tratamento fitossanitário, plantio, poda e supressão da vegetação de porte arbóreo existentes no município, uma vez que a municipalidade não tem conseguido atender todas as demandas dos serviços mencionados.
Esse projeto também pretende ampliar e equilibrar a distribuição das árvores na cidade, visto que as áreas menos arborizadas ficam nas regiões mais pobres da cidade, ademais, os novos plantios a serem realizados na cidade devem incentivar o plantio em áreas prioritárias constantes no Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica do município de São Paulo.