Gilberto Natalini SP

O vereador Gilberto Natalini alcançou mais uma conquista em sua luta pela preservação do meio ambiente. Seu Projeto de Lei 250/2002 que trata da prevenção de incêndio em parques e áreas de proteção ambiental (APAS) foi aprovado pela Câmara. Agora, vai à sanção do prefeito para que possa entrar em vigor.

 

Preocupado com as queimadas que atingem as áreas verdes todos os anos, Natalini elaborou o projeto com o objetivo de solucionar a questão. O problema ocorre principalmente nos meses de inverno, pois o clima mais seco facilita a propagação de incêndios. Além disso, é nessa época que muitas pessoas soltam balões, aumentando ainda mais o risco de provocar combustão.

 

A principal meta estabelecida na lei é a conscientização através de campanhas. Elas seriam direcionadas para diferentes públicos: um deles seria a população que mora no entorno dos parques (existem 58 na cidade de São Paulo); o outro, os estudantes, uma vez que “o conteúdo temático das campanhas deverá ser incluído nas discussões desenvolvidas no cotidiano das escolas municipais”, como consta no documento. Assim, espera-se que todos entendam o problema e tomem atitudes concretas de respeito ao meio ambiente.

 

Entre as medidas mais práticas e imediatas a serem tomadas estão também o estabelecimento de brigadas de incêndio, que vigiariam os parques 24 horas por dia e a compra de equipamentos específicos para tornar o combate às queimadas ainda mais eficiente.

 

Os lugares onde se podem encontrar áreas verdes preservadas em São Paulo são bastante escassos. Por isso, é essencial que aqueles que já existem sejam defendidos e preservados com o maior empenho possível. E a melhora maneira de se conseguir isso é aliar iniciativas públicas à boa vontade da população.