Proteção de florestas via REDD + é tema de workshop

A empresa Biofilica e as entidades Idesam, Ecam e IDS (Inst. Democracia e Sustentabilidade) realizaram com apoio da Natura, ATA Consultoria e escritório de advocacia Mattos Filho, um workshop sobre o REDD+ (“Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal”), mecanismo criado pela ONU no âmbito das conferências do clima para fomentar a proteção da floresta nativa, recompensando países e atores locais que se abstenham de destruir e sobretudo tomem medidas concretas para proteger.

WorkshopREDD_02

Foram realizadas palestras dos organizadores e da certificadora de créditos de carbono VCS e apresentações de casos de compensação de emissões de carbono das empresas Samarco, Natura e KMPG.
O gabinete do Vereador Gilberto Natalini foi representado pelo assessor de meio ambiente, Marcelo Morgado, que no debate levantou o tema da proteção das árvores de pé nem sempre estar acompanhada pela preservação da fauna local. Muitas famílias de caboclos na Amazônia deixam de cortar em troca de uma cesta básica mensal, mas são refratárias á conscientização no tocante e deixar de caçar. esta prática que não decorre de subsistência, como no caso dos indígenas, já que há criações de animais domésticos e pesca, mas provém de um arraigado hábito cultura que deve ser superado.

WorkshopREDD_01

Nas discussões houve intenso debate sobre a conveniência ou não e de que forma deveria caminhar a regulamentação do REDD+. Alguns páises e estados no Brasil estão se adiantando nesse sentido. A falta de um arcabouço legal n”ao tem impedido iniciativas voluntárias e o comércio de créditos de carbono entre empresas e entidades.

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *