Na data de 03 fev. 2023 a ACSP – A Distrital Oeste, através de seu Conselheiro e Coordenador da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, o médico e ambientalista Dr. Gilberto Natalini, ex-Vereador e autor da Lei Municipal nº 14.686 de 12 de fevereiro de 2008 que criou o parque Orlando Villas-Boas, seu Vice-Coordenador, Marco Aurélio Fialho Ferrer e do Vice-Superintendente da D. Oeste, Marco Antonio C. de A. Oliveira realizaram uma inspeção no Parque Leopoldina – Orlando Villas-Boas localizado na região da Vila Leopoldina. Acompanharam a visita os Diretores da Sec. Municipal do Verde e do Meio Ambiente, Isabella Maria D. Armentano e Vinícius de Souza Almeida, bem como a representante da comunidade, Glaucia Prata, moradora da região que vem juntamente com Natalini batalhando pela reabertura do parque em todos esses anos.
Esse parque, entregue para a população em 2010, com uma área inicial de 55 mil m², teve seu fechamento realizado a mando judicial em 2014, alegadamente por contaminações do solo, fato posteriormente descartado pela CETESB nessa área. O projeto original previa uma expansão gradual para o total de 280 mil m², sendo que algumas áreas dessa expansão necessitariam de uma descontaminação.
Com quadras de futebol, tênis, ciclovia, pista de caminhada e playground o espaço encontra-se fechado para a população, tendo boa parte de sua infraestrutura sido comprometida pelo desuso com grande parte de sua área degradada pelo crescimento da vegetação.
Atualmente com obras de recuperação, enfrenta, contudo, um problema adicional causado por uma adutora subterrânea da SABESP, que atravessa o parque, a qual por estar inutilizada vem apresentando desmoronamento com afundamento do solo, em vários pontos. As discussões entre a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e a SABESP não vêm tendo os resultados esperados, face à necessidade de recomposição do solo onde passa o tubulão. A obra de soterramento dessa estrutura, não tem sido prioridade para a SABESP, impedindo uma reabertura dessa área para a população local.