O ambientalista e vereador Gilberto Natalini (PV) tem buscado alternativas sustentáveis para o seu dia a dia. Instalou em sua residência bombonas de água, que recolhem até 5 mil litros de água de chuva para ser reaproveitada, montou uma horta orgânica no seu quintal, e agora adquiriu uma composteira doméstica da Morada da Floresta, entre tantas outras ações. Natalini é um homem de atitudes sustentáveis.
Diariamente, é gerada uma enorme quantidade de lixo nas grandes cidades. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 52% do volume total de resíduos produzidos no Brasil é de material orgânico. E tudo isso vai parar em aterros sanitários, onde tais resíduos são depositados com os demais tipos de lixo e não recebem nenhum modo de tratamento, o que gera a emissão de gás metano (CH4), um gás cerca de 25 vezes mais nocivo e agressivo para o meio ambiente do que o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2). A compostagem pode evitar a emissão e lançamento do gás metano na atmosfera, diminuindo sua contribuição para o desequilíbrio do efeito estufa e as mudanças climáticas, além de diminuir o volume de lixo destinado a aterros sanitários e lixões, o que geraria uma economia para o Estado e aumentaria o tempo de vida desses aterros.
A composteira doméstica é um sistema de reciclagem dos resíduos orgânicos onde minhocas e microorganismos transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade. É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio que não produz cheiro nem atrai insetos e animais indesejados. Elas funcionam com 3 caixas de plásticos empilhadas nas quais as duas que ficam em cima digerem os resíduos orgânicos (caixas digestoras) e a que fica embaixo (caixa coletora) recolhe o chorume que escorre das caixas de cima. As duas caixas digestoras são furadas no fundo para facilitar o fluxo das minhocas e do chorume, e a caixa coletora possui uma torneira para facilitar a retirada do chorume.
Composteira Doméstica do vereador Gilberto Natalini
“Todos nós temos responsabilidade com o meio ambiente. Com a composteira, o lixo orgânico em casa é mínimo. Se cada um fizer a sua parte, viveremos com muito mais qualidade de vida. São ações simples, que podem tornar o mundo muito mais sustentável.”, disse o vereador Gilberto Natalini.
Para maiores informações sobre as composteiras, acesse o site www.moradadafloresta.org.br