Na tarde desta quinta, 25, foi realizado o lançamento da Campanha Lixo Eletrônico, organizado pela Ânggulo Comunicação Estratégica; OSCIP Oxigênio; Microcamp e Vereador Gilberto Natalini. A campanha teve o primeiro posto de coleta do lixo eletrônico na Câmara Municipal de São Paulo e marca o início dos 90 dias que recolheremos material. Referido evento foi marcado não apenas pelo sucesso ambiental, mas também pelo exemplo de tolerância e entendimento entre várias partes.
Logo pela manhã houve uma caminhada com mais de 500 jovens da Rua Santa Ifigênia, próxima ao Largo Paissandu, até a Câmara Municipal, localizada no Viaduto Jacareí. A rua é famosa pela venda de equipamentos eletrônicos.
A princípio, o posto seria montado em frente ao prédio da Câmara, próximo ao Auditório Freitas Nobre. Contudo, o local está a quase uma semana ocupado por líderes do movimento dos sem teto. Após negociação, os organizadores concordaram em mudar o local da instalação do posto, que foi para a Rua Santo Amaro, lateral do prédio. Dessa maneira, legitimaram o direito de protesto dos sem-teto e contribuíram para o meio ambiente.
O posto começou a receber o lixo por volta do meio-dia. Estima-se que mais de uma tonelada de material tenha sido recolhida, resultado superior à campanha do primeiro semestre. Todo o material será recolhido pela Oxigênio que recondicionará tudo que for possível para seu projeto de inclusão digital de jovens, através de doação para escolas, bibliotecas e telecentro. O que não puder ser reaproveitado será destinado para empresas que reciclam 100% do material.