A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), autarquia do Ministério da Saúde, desenvolve importante trabalho pela saúde familiar e implantação de saneamento básico, em especial em municípios de até 50.000 habitantes, concentrando ações no Nordeste.
Por outro lado, o vereador Gilberto Natalini (PV) empenha-se muito pela saúde pública, defendendo o fortalecimento do SUS e atuando em favor do programa de saúde da família, atendimento de idosos, autistas, portadores de psoríase, alimentação infantil saudável (autor da lei da merenda orgânica), entre outras ações. Natalini é médico, foi Secretário Municipal de Saúde de Diadema e São Lourenço da Serra e ainda exerce a profissão, atendendo em seu consultório e também em no voluntariado médico no Cangaíba.
Assim os seus assessores de meio ambiente, Marcelo Morgado e de urbanismo, Sergio Martins, se reuniram com o superintendente da Funasa em SP, Ricardo Gomes para discutir temas de interesse comum.
Entre os assuntos abordados, destaca-se o PL 68/2014 que requer a interligação obrigatória dos imóveis com a rede de esgoto, já na fase de assentamento, contribuindo para por fim as famigeradas “valas negras de esgoto”. Sabe-se que a falta de coleta e tratamento de esgoto leva à disseminação de doenças de veiculação hídrica, a maior causa de mortalidade infantil no mundo.
Na ocasião se fez convite para a FUNASA apoiar a 16ª Conferência P+L e Mudanças Climáticas, que acontecerá no dia 04/12, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.