Renasce o Carnaval de rua

O Cangaíba celebrou, pelo segundo ano consecutivo, o Carnaval com os blocos na rua. A avenida Cangaíba foi tomada pelos foliões na terça-feira, dia 8, que celebraram ao som do Bloco Boca do Povo e da Escola Candeia. O Cangaíba segue a tendência nacional da volta dos blocos locais e do carnaval de rua. “É um resgate da brincadeira saudável, envolvendo toda a família, após 30 anos”, comemorou Luiz Carlos Ferreira, conhecido como Luiz Carlos Cangaíba, presidente da instituição Boca do Povo.

 

   Foto 1                                              Foto 2

 

Foto 1) Os foliões Luiz Carlos Cangaíba e Pedrinho do samba: tradição e participação popular; Foto 2) Crianças e adolescentes deram o tom da alegria que contaminou o carnaval do bairro

 

A folia ocupou a Av. Cangaíba, da Rua Manoel de Barros até a Av. Dr. Salomão de Vasconcelos. A iniciativa surgiu ano passado, apoiada pelo vereador Gilberto Natalini, que comanda um voluntariado médico na igreja do bairro há 35 anos. Além da volta do carnaval de rua, o ano passado contou com a primeira edição da Taça Cangaíba, que terá nova edição em 2011.

 

“É importante estimular ações que movimentem a vida cultural do bairro”, comenta o vereador Gilberto Natalini. “Isso cria uma identidade entre a população e o local que promove ainda mais o bem-estar na região”, acrescenta Pedrinho do Samba. Tradicional folião do bairro.

 

O vereador Natalini vai destacar emenda orçamentária para ajudar na realização do Carnaval de 2012. “A oficialização do evento junto à prefeitura assegura a sua continuidade”, diz Natalini.

 

INVESTIMENTOS

 

A cultura na região tem recebido incentivos. O teatro Martins Penna, na Penha, está sendo reformado e em breve será entregue à população. Já a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário, celebrada no largo que recebe o nome da santa e abriga uma das primeiras igrejas para negros da cidade, em 1802, retomou suas atividades com força. A festa conta com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e de Participação e Parceria.

 

Opinião: Mais que blocos, é o povo nas ruas

 

Este ano o Cangaíba sediou um belo e animado carnaval de rua, seguindo o modelo que está sendo adotado em centenas de cidades brasileiras. Retomado ano passado, por conta das comemorações do centenário do bairro, o carnaval do Cangaíba movimenta a comunidade e traz de volta a alegria que a folia simboliza.

 

Fico feliz em perceber que a iniciativa não só foi bem aceita pela comunidade como reproduzida este ano. Sinal de que investir na cultura e nas tradições locais dá resultado. Afinal, a população que se une para promover uma festa consegue, junta, reivindicar e obter melhorias para saúde, educação e todos os outros direitos que a constituição garante.

 

Tanto esporte quanto cultura são essenciais para o bem-estar de um bairro. Vide o investimento que tem sido feito na recuperação de praças e pavimentos no Cangaíba. Estamos ajudando dar vida a uma belíssima praça em um local que outrora foi terreno baldio e perigoso. Agora, os moradores terão um lugar agradável e seguro para caminhadas, diversão para crianças e academia para terceira idade.

 

Trabalho há mais de 35 anos no bairro em prol de saúde, bem-estar e cidadania. Por isso, vou continuar lutando pela cultura do Cangaíba e por melhorias para o bairro. Vamos, juntos, manter esse belíssimo carnaval e fortalecer os vínculos que unem a população do nosso bairro.

 

Gilberto Natalini é médico e vereador (PSDB)

About natalini