Há 15 anos acontece em São Paulo a Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, que tem como objetivo intermediar o diálogo entre cidadãos, instituições, iniciativa privada e governo, para aprofundar a discussão sobre os três pilares da sustentabilidade: ambiental, econômico e social, além de propor políticas públicas e legislações de caráter mais objetivo e resolutivo. Esse evento é fruto da lei de autoria do vereador Gilberto Natalini (PV), que é o proponente e presidente da Conferência.
Evento gratuito que na primeira edição em 2002, reuniu 350 pessoas, 6 parceiros e em 2015 contou com mais de 3.000 participantes e 350 parceiros.
A programação da Conferência, que este ano tem como tema: Bairro a Bairro: São Paulo mais verde. Mudanças Climáticas- Desdobramentos da COP21, será aberta por uma mesa diretora, onde autoridades de diversas áreas do governo estadual e municipal e entidades da sociedade civil irão expor ações focadas nas questões de sustentabilidade. A palestra magna será ministrada pelo urbanista Cândido Malta que é o responsável pela criação de políticas de desenvolvimento urbano em diversas cidades brasileiras e na sequência dois painéis contarão com a presença de especialistas da iniciativa privada, governo, universidade e terceiro setor.
“A Conferência P + L é um fórum de discussão municipal sobre ocupação do espaço urbano relacionado com o meio ambiente e sustentabilidade. Tudo que ocorre na cidade tem que, primeiramente, ser discutido com os cidadãos nos bairros.” comenta Gilberto Natalini, proponente do evento.
Durante a Conferência será entregue o Prêmio de Responsabilidade Sócio Ambiental, homenagem oficial da Câmara Municipal de São Paulo. Os homenageados serão: Washington Novaes, Jornalista brasileiro que trata com especial destaque os temas de meio ambiente e cultura indígenas. Atualmente, é colunista do Jornal O Estado de São Paulo. Um de seus trabalhos mais recentes foi a realização da série de documentários “Xingu – A Terra Ameaçada”, a CETESB- agência do Governo do Estado responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo e o programa da TV Cultural- Repórter Eco que completou 24 anos de existência , em 2016.
Cenário de iniciativas sustentáveis
Na área de exposição, o público terá oportunidade de conhecer diversos exemplos de projetos, produtos e serviços alinhados às questões de sustentabilidade, com o conceito de produzir mais e melhor com menos.
Serviço
15ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo
30 de junho de 2016 l 8h30 às 17h00
Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – APCD
Rua Voluntários da Pátria, 547 – Santana – próxima a estação Tietê do Metrô
inscrições gratuitas – www.natalini.com.br