O vereador Gilberto Natalini esteve representado por seu assessor parlamentar, Édson Bueno, na última quinta-feira, dia 14, na reunião de lançamento do Movimento Força Cooperativista, que aconteceu no auditório Franco Montoro.
O movimento surgiu inicialmente da indignação em relação ao Decreto 55.938/2010, que veda a participação de cooperativas nas licitações promovidas pela administração direita e indireta do Estado.
Os encontros terão como objetivo, discutir formas de aprimorar o cooperativismo, fortalecer e defender o movimento. Segundo Murilo Karaptcov Silva, diretor financeiro do Movimento Força Cooperativista, o decreto ainda proibiu a renovação de contratos já existentes entre cooperativas e órgãos governamentais. "Com essa medida, cerca de 15 mil cooperados perderam seus empregos, e o governo contrata outras empresas terceirizadas pagando três, quatro vezes mais. Estamos empreendendo ações políticas para reverter a atual situação das cooperativas", disse.
É preciso ressaltar também que existe a Lei Federal 12349/2010, no qual fica determinado que não pode haver nenhuma diferenciação ou restrição à participação de cooperativas em processos de licitação nas áreas referidas.