Os preparativos para a edição deste ano do Congresso Envelhecimento Ativo não podem parar. Assim, os integrantes do grupo coordenador se reuniram nesta manhã de 9 de abril. Cada um instalado devidamente em sua casa participou da discussão de forma online por meio da ferramenta Skype sob coordenação de Luciana Feldman, assessora do vereador Gilberto Natalini (PV-SP), que lidera esta iniciativa. A reunião contou com a participação de mais de 30 representantes de entidades.
O envelhecimento acelerado da população é uma realidade no Brasil inteiro. Em São Paulo 15% das pessoas são idosas. E em 2050 esse índice deve chegar a 30%, segundo a Fundação Seade e de acordo com o estudo ‘Retrato da Pessoa Idosa na Cidade de São Paulo’ realizado pela Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Esse quadro suscita uma série de questões: como podemos ajudar pessoas a permanecerem independentes e ativas à medida que envelhecem? Como melhorar a rede de apoio? Como garantir promoção de saúde, segurança e educação? Como prevenir quedas e consequentes fraturas responsáveis por alto índice de morbidade e mortalidade entre pessoas acima de 60 anos? Como estimular o convívio social?
Para identificar soluções que auxiliem a promover vida digna ao envelhecer, o Congresso Envelhecimento Ativo escolheu como temática o levantamento de desafios e boas práticas a partir do que acontece nos bairros da cidade, o que efetivamente altera a percepção e a vida das pessoas.
E indaga em tom provocativo ‘São Paulo: seus bairros são amigos dos idosos?’ ‘justamente para refletirmos sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas e como podemos ajudar a adequar políticas públicas eficazes’, salienta o vereador Gilberto Natalini, idealizador da iniciativa deste Congresso que atualmente conta com o apoio e parceria de inúmeras entidades e profissionais que atuam no universo do envelhecimento.
Na reunião desta 5ª feira (9/04), ficou decidido que no pré-Congresso, que acontecerá no dia 11/09, véspera do Congresso, teremos mesas temáticas abordando os eixos do Envelhecimento Ativo: Saúde, Proteção e Participação com foco na Cidade Amiga do Idoso.
O palestrante magno será Dr. Alexandre Kalache, idealizador do programa Cidade Amiga dos Idosos.
Está sendo criado um site para o evento, que terá como endereço envelhecimentoativo.net.br
O evento está programado para acontecer dia 12 de setembro, na Câmara Municipal de São Paulo. A coordenação do evento continua acompanhando o desenrolar da pandemia e se necessário o evento será online.