Revitalizadas, pracas de Santo Amaro trazem vida ao bairro

São Paulo conta com mais de 5500 praças, espaços públicos destinados ao lazer da população. Sua manutenção é dever da prefeitura, que precisa impedir que esses locais tornem-se pontos de mendicância, tráfico de drogas e prostituição promovendo a ocupação pelos próprios moradores. Na subprefeitura de Santo Amaro, depois os tempos do subprefeito Barros Munhoz, atualmente deputado e presidente da Assembléia, muito tem sido feito para garantir a qualidade de vida superior que a região sempre apresentou, o que envolve manter as praças seguras e bem conservadas.

 

Natalini e Barros Munhoz: parceria que deu certo

 

O bairro da Chácara Santo Antônio é um exemplo da preocupação das forças locais em preservar as praças. Em julho deste ano, foi liberado recurso de emenda parlamentar do vereador Gilberto Natalini, no total de R$ 200 mil, para a revitalização da Praça Rui de Amorim Cortez, onde ocorre anualmente a tradicional festa do bairro.

 

Movimentos assim também ocorreram em diversos outros pontos da região. Uma ação realizada na subprefeitura e projetada pela Secretaria de Coordenação das Subprefeituras promoveu aterramento de boa qualidade, plantio de grama esmeralda e árvores, criação de canteiros de flores ornamentais, como jasmim amarelo e lírio, e correção de pequenas irregularidades das calçadas em praças importantes da região. Dentre elas podemos citar a Praça Nova Olinda, próxima à Av. Nossa Senhora do Sabará; as praças Jorge Alves Brown e Alípio Correa Neto; a Bartolomeu Pimentel, na Granja Julieta; e a Arthur de Souza Santos, no Jardim Consórcio.

 

Há ainda projetos de revitalização de áreas verdes espalhados por toda a subprefeitura, lembra o ex-subprefeito Barros Munhoz. No Jardim Marajoara, uma área de 5.966 m² receberá um viveiro comunitário, além de reforma dos jardins e a elaboração um calendário com cursos e atividades de lazer. Haverá também um espaço específico para o treinamento voltado para o meio ambiente. A Sociedade dos Amigos do Jardim Marajoara vai oferecer cursos sobre agricultura e jardinagem, incluindo produção de adubo a partir de resíduos vegetais.

 

Segundo o vereador santamarense Gilberto Natalini, as iniciativas vão ao encontro de um plano anunciado pela prefeitura, em agosto, que prevê um investimento de R$ 15 milhões na revitalização de praças em 11 subprefeituras da cidade, incluindo Santo Amaro. “A região, inclusive, já está com os projetos adiantados e aprovados e agora está em processo de contratação para o início das obras”, informa o deputado Barros Munhoz, que mora na região de Santo Amaro.

About natalini