Rio+20: Comissao de Meio Ambiente da Camara quer participar dos debates

A Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente pretende se envolver na preparação e nos debates da conferência Rio+20, que ocorrerá no Rio de Janeiro em 2012. Na reunião desta quarta-feira, o colegiado recebeu Aron Belinky, do Instituto Vitae Civilis, que participa da organização do encontro.

A Rio+20 será uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento sustentável. Como indica seu nome, nela será feito um balanço dos últimos 20 anos, tendo como base a Rio 92 e o documento criado na ocasião, a Agenda 21. O objetivo é criar um novo documento que defina compromissos políticos, recursos e formas de acompanhamento em sustentabilidade.

Apesar de ser um encontro político, Belinky defende que uma série de reuniões paralelas será de igual ou maior relevância. “Vamos ter a parte oficial, com três eventos, e mais um conjunto de eventos da sociedade civil, como a Cúpula dos Povos”, disse. Além de debates de organizações não governamentais, os responsáveis pela Rio+20 estão estudando formas de criar uma mobilização em diversas cidades do mundo.

Belinky acrescentou que é fundamental que as Casas Legislativas e o poder municipal se envolvam no processo da Rio+20, conferência que para ele “já começou”. Ele explicou que uma comissão nacional já foi criada e é atualmente o principal espaço de interlocução do tema, envolvendo órgãos municipais, estaduais, ministérios, Congresso Nacional e a sociedade civil.

O vereador Gilberto Natalini, presidente da Comissão do Meio Ambiente, defende que a Câmara Municipal participe ativamente da Rio+20. “Vamos fazer todos os esforços possíveis para alcançar esse objetivo", diz ele. 

Belinky adiantou que a Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso pretende fazer um encontro de deputados e vereadores durante a Rio+20. Além disso, ele disse que a sociedade civil já está construindo suas posições para a conferência. O Fórum Social Mundial, que segundo ele “tem um peso grande nas discussões”, agendou para outubro o fórum temático “O que esperar da Rio+20?” e pretende reunir mais de cinco mil pessoas para o debate.

About natalini