Ruído excessivo de aviões é pauta de reunião no gabinete do vereador Natalini

Nesta 3ª feira (17), o Vereador Gilberto Natalini (PV), recebeu com seu assessor de meio ambiente, Marcelo Morgado, o diretor da Associação de Moradores de Moema (AMAM-Moema) – José Roosevelt Jr. e representantes do movimento SOS Cantareira, Maurício Vieira, Fabio Mascriti e Hermínio Urbano.

eba64e85-2aac-4a91-a830-9f999fd56787

O tema foi o enorme incômodo que vem sendo causado pela alteração de rotas de aviões dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos e pelo desrespeito sistemático ao horário de tráfego aéreo. Isso também está perturbando o sossego de moradores de partes do Morumbi (SAB Jd. Guedala), atingidos pelas mudanças e embora não tenham podido estar presentes. O gabinete do vereador Natalini está buscando conjugar esforços com todos os munícipes e entidades envolvidas nesta luta fundamental para a qualidade de vida.
A poluição sonora é insidiosa e provoca efeitos psicológicos que se somatizam via outras manifestações clínicas no organismo. O vereador como médico e ambientalista é muito sensível a estas questões. Importante destacar que a campanha do SOS Cantareira também está focada no risco de esvaziamento de tanques de combustível sobre a mata do parque estadual da Cantareira, em caso de pane. Este enorme derrame eventual de tanques cheios de QAV em decolagens também pode comprometer a represa Paiva Castro, parte do sistema produtor Cantareira. O ruído muito elevado também é prejudicial a fauna, que pode inclusive abandonar a nidificação.
Os três movimentos, em paralelo, estão atuando em várias frentes e o vereador Natalini, da sua parte já enviou ofícios à ANAC, DECEA, SRPV e Infraero. Ele propôs e se acordou, integrar toda problemática em um documento único, a ser enviado a um escalão superior, os Ministérios da Defesa e Meio Ambiente. O SOS Cantareira pleiteou uma reunião com a Profª Patrícia Iglécias, secretária estadual de meio ambiente, o que será providenciado pelo Gabinete, com representantes dos três bairros e movimentos. Na sequência, se organizará um encontro com o Comandante do IV Comar, a superintendência de CGH e a concessionária de GRU.
Segundo Natalini “esta é uma luta difícil e há que se enfrentar com autoridades que repassam o problema entre si, sem articular uma solução. Porém estas são justamente as causas que me motivam e me inspiram: a defesa da saúde e do meio ambiente”

About natalini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *