São Paulo sela parceria com o Rio rumo a Rio+20

Um encontro na Câmara Municipal nesta quinta-feira, organizado pelo vereador Gilberto Natalini (PV), deu o pontapé inicial para a parceria nas organizações da Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, paulistana, e Rio + 20, encontro da Organização das Nações Unidas que acontece em junho de 2012 na capital fluminense.  Os dois eventos buscam aumentar a participação pública em favor do desenvolvimento sustentável e da luta contra a mudança climática.

O vice-prefeito do Rio de Janeiro e secretário carioca do Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, presente na reunião desta quinta, acredita que o entrosamento das duas cidades na Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, que acontecerá em maio no Memorial da América Latina, São Paulo, será uma preparação importante para o evento seguinte. “Estaremos fazendo com que esse evento já tenha como temática um conteúdo que pode servir para as resoluções da Rio + 20”, disse ele.
Para Gilberto Natalini, idealizador e responsável pela conferência, o evento e a Rio + 20 são semelhantes e complementares. “Falaremos de economia sustentável, verde. Rio e São Paulo rumo à Rio + 20 é o nosso tema”, disse. “Estamos convidando a cidade do Rio de Janeiro, na pessoa do seu vice-prefeito, a sociedade civil e empresas para, junto com São Paulo, realizarmos  um debate preparatório rumo a Rio+20”.

O secretário do Verde e do Meio Ambiente do município de São Paulo, Eduardo Jorge, também colocou sua pasta à disposição dos dois encontros, ressaltando seu potencial de mudança.
“É preciso mudar a forma como temos nos comportado desde a Revolução Industrial”, afirmou Eduardo Jorge.  “Não é pouca coisa. O equilíbrio entre econômico, social e ambiental parece óbvio, mas não é, porque antes só havia a preocupação com econômico e social, o ambiental era visto como um recurso infinito à nossa disposição”.
Gilberto Natalini, que disse estar  bastante satisfeito com a representação ampla que conseguiu na organização da Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas, pretende realizar reuniões periódicas para definir como cada setor poderá contribuir.
Também estiveram presentes o secretário de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, além de representantes de outras pastas, da Fiesp Associação Comercial e mais 80 entidades parceiras, na área acadêmica, popular, sindical, ambiental e religiosa.

About natalini