Sustentabilidade é sinônimo de maior conscientização sobre os diferentes meios de preservar o meio ambiente garantindo sua existência para as próximas gerações esperando que elas façam o mesmo.
É necessário e imprescindível que a sociedade, em geral, elabore e coloque em prática ideias que vão ao encontro do desenvolvimento sem prejudicar a natureza.
O princípio de tudo é que sejam adotadas práticas eficientes voltadas para melhor qualidade de vida da população, preservação do meio ambiente em sintonia com o desenvolvimento econômico.
Planejamento e boa gestão com ações efetivas voltadas para a diminuição de gases do efeito estufa: o aquecimento global é uma realidade que causa mudanças rápidas e efeitos devastadores.
São Paulo mais sustentável deverá priorizar o planejamento e a qualidade nos serviços de transporte público com o uso de energia limpa que não libera, durante o processo de produção ou consumo, gases poluentes ou resíduos que geram o efeito estufa/ aquecimento global.
O lixo urbano também é um problema nas grandes cidades. Segundo levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) de 2003 a 2014, a geração de lixo no Brasil apresentou aumento de 29%. Essa taxa representa cinco vezes mais que o crescimento populacional no período que foi de 6%.
O destino adequado para o lixo com a criação de sistemas eficientes voltados para a reciclagem. Na Câmara de São Paulo temos um coletor de isopor que é muito usado para embalagens e altamente nocivo para o meio ambiente pois demora anos para se decompor. O lixo não reciclável, em uma cidade sustentável, deve ser despejado em aterros sanitários.
Com união, empenho, diálogo e muito trabalho São Paulo, certamente, será uma cidade criativa, sustentável que fará uso correto e eficiente da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação de todos.